PJ detém estrangeiras suspeitas de burla em 100 mil euros
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje na zona da Grande Lisboa duas cidadãs estrangeiras suspeitas de vários crimes de burla informática relacionadas com o esquema “Olá Pai/Olá Mãe”, que lesou as vitimas em quase 100 mil euros.
Segundo uma nota hoje divulgada, a PJ adianta que a longa investigação, a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, em cooperação com o Departamento de Investigação e Ação Penal de Loures, levou à detenção das duas mulheres, de 25 e 32 anos.
A investigação iniciou-se em meados de janeiro de 2023, data em que foi remetida uma queixa-crime apresentada em dezembro de 2022 relacionada com uma burla informática, associada ao esquema designado por “Olá Pai/Olá Mãe”.
De acordo com a PJ, a investigação assentou, entre outras ações, na “recolha de informação e respetiva análise”, o que culminou na identificação das suspeitas, “titulares de várias contas bancárias e com registo em aplicações financeiras online de remessa de dinheiro/pagamentos, tendo no seu global recebido diretamente e indiretamente um valor na ordem dos 98 mil euros”.
Até ao momento já foram recebidas “pelo menos 20 casos (queixas-crime), número que certamente irá aumentar, acrescenta a PJ.
As detidas vão ser ouvidas na quarta-feira em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Loures e para aplicação das medidas de coação.