
África do Sul vence Coreia do Sul e está nos 16 avos de final
A África do Sul qualificou-se, ontem, para os 16 avos de final do Mundial de futebol de 2026, ao vencer a Coreia do Sul por 1-0, na terceira jornada do Grupo A, em Guadalupe. Um golo de Thapelo Maseko, aos 63 minutos, “selou” o triunfo dos sul-africanos, que nunca tinham chegado à fase a eliminar, caindo na fase de grupos em 1998, 2002 e, como anfitriões, em 2010.
Na fase a eliminar, a África do Sul junta-se a México, Suíça, Canadá, Bósnia-Herzegovina (já que será um dos oito melhores terceiros), Brasil, Marrocos, Estados Unidos, Alemanha, França, Noruega, Argentina e Colômbia.
Os “bafana bafana” terminaram o agrupamento no segundo lugar, com quatro pontos, atrás do coanfitrião México, que, com o apuramento e o primeiro lugar no agrupamento assegurados, venceu a República Checa por 3-0. Mateo Chávez, aos 55 minutos, Julián Quiñonez, aos 61 minutos, e Álvaro Fidalgo, aos 90+4 minutos, apontaram os tentos dos “aztecas”, que foram os primeiros a fechar um agrupamento com o pleno de três triunfos e nove pontos conquistados.
A Coreia do Sul, que terminou em terceiro, com três pontos e 2-3 em golos, ainda pode qualificar-se, enquanto a República Checa, que regressava após 2006, fechou em quarto, com um, e está eliminada. Os checos juntam-se a Qatar, Haiti, Turquia, Tunísia, Jordânia e Panamá.












