
Inês Bernardo estreia-se no romance com história sobre mulheres
“Agarrar a faca pelo gume”, nas livrarias desde 19 de fevereiro, é o romance de estreia da ilhavense Inês Bernardo. Nas suas 112 páginas é contada a história de três gerações de mulheres. «É-me impossível escrever um livro sobre mulheres que não seja feminino e, acima de tudo, feminista. Este não é um livro programático, mas é, sem dúvida, um livro político», diz a autora ao Diário de Aveiro.
Nascida em Ílhavo em 1983, a escritora descreve a obra, editada pela Tinta da China, como «uma história de forças». «Tanto as que nos são impostas, as que nos moldam, que muitas vezes desconhecemos em detalhe, ou as suas origens, mas que acabam por nos condicionar, como as que forjamos no nosso interior», diz.
Embora não seja um exercício de autobiografia, Inês Bernardo diz que se trata de «uma história verdadeira». «Há muita coisa pessoal neste romance», assume. «Escrever é isso. Este não é um livro de auto-ficção, mas é natural que recorra às minhas experiências, às histórias que conheço e que vou colecionando, para imprimir verdade à minha escrita».
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante:











