
D.R.
Santa Maria da Feira cumpre a Festa das Fogaceiras
No próximo dia 20, a Feira volta a dedicar-se à sua tradição mais antiga e identitária
Na terça-feira, Santa Maria da Feira volta a dedicar-se à sua tradição mais antiga e identitária: a Festa das Fogaceiras. «Uma celebração única no concelho, que atravessou mais de cinco séculos e que continua a ser transmitida de geração em geração», como refere a câmara municipal. O momento central será o cortejo cívico com mais de 250 meninas fogaceiras, vestidas de branco, com faixas coloridas e a fogaça à cabeça, que decorrerá entre os Paços do Concelho e a igreja matriz.
O percurso simbólico, repetido ano após ano, antecede a eucaristia com bênção das fogaças e a procissão pelo centro histórico, reafirmando o voto das gentes da Terra de Santa Maria ao mártir São Sebastião.
Para continuar a ler este artigo
Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agoranosso assinante:
Se já é nosso
assinante:
assinante:
Inicie sessão
Janeiro 18, 2026 . 11:00











