
Samaritanos: 26 anos de aventura e amizade
Em entrevista ao Diário de Aveiro, João Calado, presidente do Grupo Motard Samaritano, falou sobre a trajetória e as atividades do grupo, que há mais de 20 anos se destaca pela união e solidariedade.
Espírito de solidariedade para quem mais precisa
Uma das ações mais marcantes do grupo é a tradicional entrega de prendas e lembranças às crianças durante a quadra de Natal. Vestidos a rigor, com trajes vermelhos e brancos, os Samaritanos percorrem escolas da freguesia de Salreu e outras localidades do concelho, entregando presentes das associações de pais às crianças. Além disso, o grupo mantém uma forte vertente solidária, doando anualmente materiais necessários, cabazes alimentares ou apoio financeiro a instituições e famílias mais carenciadas do concelho, conforme as necessidades identificadas.
Representatividade e reconhecimento
João Calado salienta o orgulho de serem um polo da Associação Cultural de Salreu, que lhes cedeu uma sala para a sede. «Temos ali o nosso espólio exposto e um espaço adequado para receber quem nos queira visitar. Foi uma experiência muito gratificante e incentivadora sermos reconhecidos pela Junta de Freguesia de Salreu. Esse reconhecimento foi um marco importante na nossa história e um incentivo para continuarmos a expressar os valores que caracterizam um bom Samaritano», destacou. Com um lema que traduz bem o espírito do grupo, “Bem Receber, Bem Acolher, na nossa Terra que é Salreu, que é Estarreja” , os Samaritanos continuam a crescer e a consolidar a sua presença na comunidade, sempre movidos pelo entusiasmo, amizade e paixão pelo mundo motard.