Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Missão do Tricaninhas do Antuã é preservar a tradição e cultura popular locais

Grupo etnográfico viaja, a cada ano, de norte a sul do país

O Rancho Folclórico As Tricaninhas do Antuã, fundado em agosto de 1982, celebra 43 anos de dedicação à divulgação dos usos e costumes das gentes do Antuã. O nome “Tricaninhas” foi escolhido em homenagem à “Tricana”, a rapariga do campo que, com os seus trajes típicos da região de Aveiro, enriqueceu culturalmente os concelhos do distrito.

Com um coletivo de cerca de 50 elementos, o grupo tornou-se um verdadeiro “espaço cultural”, especialmente apreciado pelos jovens de Salreu e Estarreja. Muitos encontram no rancho um local de lazer e convívio, enquanto mantêm vivas as tradições locais.

Preservar a história e o património

O património do rancho inclui trajes e alfaias do século XVIII, representando de forma autêntica a cultura rural da região. As suas danças evocam momentos emblemáticos da vida camponesa, como a mon­da do arroz, a desfolhada, o moleiro e a rusga do Antuã. Essas representações são um importante contributo para a salvaguarda do património cultural do povo e da região.

Em entrevista ao Diário de Aveiro, Rosário Rito, presidente do grupo, destacou a importância da transmissão cultural entre gerações. «Somos um gru­po muito focado na valorização e transmissão das tradições. Temos uma camada jovem que se junta a uma cama­da mais sénior, criando uma coesão que faz o grupo brilhar. Temos gerações de famílias que se juntam para dançar e atuar, e isso gera um clima muito positivo», afirmou.

Anualmente, o grupo organiza um Festival de Folclore, participa nas Tasquinhas de Santo António e na Semana de Salreu, eventos que ajudam a manter viva a tradição e a fortalecer os laços com a comunidade e novas gerações.

 

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Fevereiro 11, 2025 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right