
Bolo de Arroz de Salreu pode ganhar nova vida
Salreu tem uma longa história no cultivo do arroz, aproveitando os seus campos férteis e alagadiços. Esta ligação ao arroz pode ter influenciado a popularização do bolo de arroz na região. No entanto, apesar de um início promissor, a versão especial criada pela Pastelaria Campinos acabou por perder o interesse do público ao longo do tempo.
Nuno Almeida, proprietário da Pastelaria Campinos, revelou em entrevista ao Diário de Aveiro que, há cerca de um ano, começou a preparar um bolo de arroz diferenciado, utilizando apenas ingredientes biológicos e sem aditivos artificiais.
«Preparamos um bolo que estava muito bom, muito saudável, sem corantes, nem conservantes, e feitos com farinha 100 por cento biológica, mas o pessoal, após o “boom” inicial, perdeu o interesse. Talvez por não ser um bolo tão doce ou por ser mais difícil de preparar, as vendas começaram a diminuir», explicou.
Agora, graças a uma nova iniciativa da junta de freguesia, o bolo de arroz pode voltar a brilhar. Em abril, será realizado um concurso envolvendo diversas padarias locais. O objetivo é encontrar a melhor receita, que será depois partilhada entre os participantes, promovendo a união e o relançamento desta especialidade como um símbolo gastronómico da região.
«Estamos disponíveis para voltar a produzir e abertos a encomendas. Com esta nova oportunidade, esperamos trazer de volta o bolo de arroz como um produto de referência de Salreu», concluiu Nuno Almeida.