Notícias

Escola de Aikido sai
à rua no 25 de Abril

A Escola de Aikido TAP Carlos Portas – Takemusu Aiki Portugal marcou, para a próxima sexta-feira, um dia “Aiki’livre”, para a prática da modalidade ao ar livre, fora das instalações do “AikidojoAveiro”.

O encontro está marcado para as 10.30 horas.
Um dia feriado e “outdoor” a que a escola se associa, juntando, também, “um pouco de liberdade” às actividades. O programa prevê o “Aiki’nic/Aiki’tacho”, numa pausa para o lanche num dos relvados da cidade de Aveiro

Refer faz obra de
2,5 Milhões entre
Águeda e Sernada

A REFER vai aplicar 2,5 milhões de euros na Linha do Vouga, entre as estações de Sernada e Águeda, esperando “melhorar a segurança das circulações ferroviárias e criando condições para que seja retomada a circulação em normais condições”, segundo disse, ontem, ao Diário de Aveiro, fonte da empresa que gere a rede nacional.

Desde Outubro do ano passado que as ligações entre este dois pontos perderam qualidade, devido à degradação da linha, o que obrigou à redução da velocidade e, consequentemente, ao aumento dos tempos de viagem.

Euromilhões com 'jackpot' de 68 milhões de euros na sexta-feira

O segundo prémio coube a dois apostadores, nenhum em Portugal, cabendo a cada um destes vencedores uma verba de 530.391,19 euros.
Três apostadores, todos fora de Portugal, arrecadaram o terceiro prémio, recebendo cada um 117.864,70 euros.
Houve ainda 32 apostadores, seis dos quais em Portugal, que ficaram com o quarto prémio, ganhando cada um 5.524,90 euros.
A combinação desta terça-feira foi composta pelos números 13 - 15 - 20 - 24 e 46 e pelas estrelas 01 e 08.

Abaixo-assinado
coloca Departamento
do Hospital em causa

A directora do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que apresentou a demissão do cargo na passada segunda-feira, esperou por uma resposta do Conselho de Administração (CA), que nunca chegou, a um abaixo-assinado subscrito por 17 dos 19 elementos daquele sector, segundo apurou, ontem, o Diário de Aveiro.
Perante a falta de uma resposta, Isabel Pascoal ficou sem alternativa e demitiu-se das suas funções. Nesse abaixo-assinado era pedida a saída do responsável pelo Departamento Cirúrgico que o Serviço de Anestesiologia integra.

Catedral de Aveiro oferece
novo guia para turistas

A paróquia de Nossa Senhora da Glória acaba de lançar um pequeno guia para os turistas que visitam a sua igreja matriz, que é também a Igreja Catedral da Diocese de Aveiro. O desdobrável, lançado em quatro línguas (português, espanhol, inglês e francês), permite a quem visita a igreja do antigo Convento dos Padres Dominicanos de Aveiro percorrer o monumento e com 16 paragens obrigatórias.

Antigos alunos
da Escola do Adro
celebram aniversário

A Associação dos Antigos Alunos da Escola Primária do Adro, na freguesia da Vera Cruz, em Aveiro, comemora o quinto aniversário no próximo dia 26. O encontro está marcado para as 9.30 horas, no largo da escola, actual sede da União das Freguesias da Vera Cruz e Glória, junto ao quartel dos Bombeiros Novos, abrindo um programa que inclui uma sessão solene, duas homenagens, um almoço convívio com animação, entrega de lembranças, leilão de uma miniatura de um moliceiro e missa.

Universidade de Aveiro: No “novo ciclo”, reitor vai lutar por “autonomia a sério”

Manuel Assunção, que ontem tomou posse para o seu segundo mandato à frente da Universidade de Aveiro (UA), pediu “autonomia a sério” ao ministro da Educação, que participou na cerimónia. “Preocupa-nos o facto de nos ser imposto que 75 por cento das nossas aplicações financeiras sejam realizadas no tesouro”, exemplificou, criticando essa regra por ser “absolutamente inibidora da captação de verbas de mecenato e em tudo contrária ao que devia ser”. “Ou acham que alguém vai doar fundos que não possam ser geridos para atingir os objectivos que presidiram ao financiamento?”, perguntou.

VISIONARIUM vai “encenar”
a “Festa da Primavera”

No próximo sábado, o VISIONARIUM – Centro de Ciências do Europarque, em Santa Maria da Feira, vai promover uma “Festa da Primavera”. Trata-se de uma iniciativa que irá decorrer entre as 14 e as 19 horas.
“Uma autêntica explosão de vida e natureza vai marcar este dia, que será um ponto de paragem obrigatória para apreciar esta estação do ano em toda a sua plenitude”, promete a instituição. Com nota de que “o melhor dos quadros primaveris será o local eleito para dar forma a este tributo: os Jardins do VISIONARIUM”.

Agrupamento de Escolas
de Esgueira em Festa

A festa terá contornos bem definidos. Helena Libório, Directora do Agrupamento de Escolas de Esgueira, diz-nos que o dia foi pensado no sentido de congregar toda a comunidade educativa em torno de actividades diversas. Assim, deverão envolver-se todas as escolas do primeiro ciclo e dos jardins-de-infância do Agrupamento que virão participar nas muitas actividades que estão ser preparadas.

Belgas podem
preparar Olímpicos
em Anadia

Tendo em vista a preparação dos atletas belgas para os Jogos Olímpicos de 2016, dois directores do Comité Olímpico da Bélgica foram recebidos pela Câmara Municipal de Anadia, com o objectivo de ficarem a conhecer as infra-estruturas desportivas do concelho.
Aproveitando uma viagem entre Bruxelas e o Rio de Janeiro, onde se deslocaram para tratar de assuntos relacionados com as próximas Olimpíadas, os dois responsáveis belgas efectuaram uma escala em Portugal a fim de visitar Anadia, onde foram recebidos por Jorge Sampaio, vereador da Câmara Municipal.

Páginas