Notícias

População acolhe quartel dos bombeiros por um dia

O dia de ontem foi diferente para a corporação dos Bombeiros Voluntários de Estarreja (BVE) e para a população de Avanca que viu a “sua” Praça Júlio Neves transformar-se no quartel dos bombeiros por um dia. À boleia da iniciativa “Quartel fora de portas” a corporação aproximou-se da população e, além de ter promovido diversos rastreios ao longo do dia, ainda mostrou a sua forma de actuar em duas situações diferentes, promovendo um exercício de “Salvamento em Grande Ângulo” e um outro de desencarceramento.

Murtosa dá “chama”
ao Sonho Olímpico

A Natação Sincronizada é uma modalidade Olímpica praticada dentro de água. Este desporto no feminino junta a natação, a ginástica e a dança, o que lhe confere uma graciosidade única a par de momentos de grande espectáculo. As maiores especialistas do mundo nesta modalidade chegam a desafiar a leis de Newton. É para esta elite restrita que tem encontro marcado nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016 que sonham entrar as quatro portuguesas que estão a trabalhar no primeiro Centro de Treino de natação sincronizada em Portugal.

UA é referência nacional
na troca cultural com a China

São quase seis dezenas de alunos chineses que se inscreveram neste ano lectivo nos cursos Departamento de Línguas e Culturas (DLC) da Universidade de Aveiro (UA) para aprenderem Língua Portuguesa. Os protocolos assinados com diversas instituições da China fazem do DLC “uma referência nacional quando o assunto são trocas culturais e linguísticas entre Portugal e o país que já é hoje um dos grandes motores do planeta, a China”, conforme refere a academia aveirense.

Pires de Lima confirmado
em Fórum da AIDA

A quarta edição do Fórum Empresarial da Região de Aveiro, organizado pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), vai contar com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima. O evento que é considerado um dos mais importantes eventos de cariz empresarial realizado na região vai realizar-se no dia 7 de Novembro, no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, decorrendo os trabalhos entre as 9 e as 18 horas.

Detidos dez indíviduos
com excesso de álcool

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Aveiro realizou, na madrugada de ontem, uma operação de fiscalização a estabelecimentos de restauração e de diversão nocturna, conjugada com acções de fiscalização rodoviária - com especial enfoque para a utilização de cintos de segurança, condução sob o efeito do álcool e condução sem habilitação.

Aveiro: Semana Aberta chama curiosos à Universidade

Às 70 mil pessoas que aceitaram o desafio de ficar a conhecer o trabalho desenvolvido na Universidade de Aveiro (UA) nas 14 edições anteriores da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia, mais umas tantas irão juntar-se este ano. A iniciativa repete-se no mês de Novembro e aos interessados são prometidos vários aliciantes: “experiências divertidas, actividades laboratoriais, palestras, saídas de campo e exposições”.

“Rota do Bacalhau”
passa por Estarreja

A “Rota do Bacalhau” reúne, hoje, no concelho de Estarreja, Clubes Rotários de vários pontos do Centro e Norte do país. Numa organização do Rotary Club de Estarreja, os participantes são deste município e de Viana do Castelo, Ovar, Murtosa, Aveiro e Ílhavo, sendo recebidos às 10 horas.
A essa hora são recebidos na Câmara Municipal de Estarreja, daqui seguindo para a Casa das Artes, na sede do Rotary Club local, onde vão ouvir falar de bacalhau pelo Capitão Valdemar Aveiro, descendente de uma família ligada ao mar.

Três peças de teatro de marionetas em Ovar

A Companhia de Teatro “Mecanika”, do vareiro Paulo Duarte, apresenta pela primeira vez, em Ovar, três peças de teatro de marionetas. A Escola de Artes e Ofícios recebe “Deep News #2” e “Petit Âmes”, hoje, às 22 horas, e “La quele de Monsieur Kat” irá estar em cena, amanhã, às 16 horas, no auditório do Centro de Arte de Ovar.

Jovens estarrejenses propõem projectos para o município

Cerca de 380 jovens das escolas do concelho de Estarreja encheram, recentemente, o auditório do Cine-Teatro Municipal, para participar na Assembleia Municipal Jovem (AMJ), onde foram apresentados os 12 projectos elegíveis ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ), promovido pela autarquia e pelo Conselho Municipal de Juventude.
Todos os presentes aderiram em força às urnas e escolheram os projectos que querem ver implementados nas escolas e no município. Os vencedores serão conhecidos até ao fim deste mês.

“ANI S. João” vence primeira
edição do Orçamento Participativo

Os sanjoanenses decidiram-se pela “Construção de um albergue para animais errantes” na primeira vez em que tiveram a oportunidade de decidir do destino a dar a parte – neste caso a 100 mil euros – do Orçamento municipal.
Com 347 votos num total de 613, o equipamento para animais foi a proposta vencedora da edição inaugural do Orçamento Participativo de S. João da Madeira. Assim, o Orçamento municipal para 2015 incluirá os 80 mil necessários à edificação.

Páginas