Notícias

Aveirenses chamados a ajudar a
erigir monumento aos ovos moles

Provavelmente será em 2016 que será mostrado num local que ainda se desconhece, assim como o material e o resultado artístico, e também o nome do autor do monumento a erigir aos ovos moles de Aveiro, uma iniciativa da Confraria do Ovos Moles de Aveiro, que conta com parceria da Associação dos Produtores de Ovos Moles de Aveiro (APOMA). Também ainda não está definida a peça artística que será exposta em lugar público. O chanceler da Confraria, Sérgio Ribau Esteves, diz que será apresentada uma peça “com tudo à volta do desenvolvimento dos ovos moles”.

Câmara fica com os melhores autocarros
da MoveAveiro

“Os três melhores autocarros ficam connosco” disse o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, antes de iniciar o processo de concessão dos transportes rodoviários e marítimos da empresa municipal Moveaveiro, cuja extinção foi aprovada esta semana pela Assembleia Municipal.

Os três autocarros a que se refere integram a frota da MoveAveiro e serão usados para serviço de transportes de associações e escolas, não integrando a concessão.

Mulher exige indeminização
a amante do falecido marido

Aterrorizado perante a ideia de a mulher e a filha descobrirem que mantivera uma relação extra-conjugal da qual, alegadamente, resultara um filho ilegítimo, um homem terá cedido à chantagem da amante.
Durante cerca de cinco anos, defende o Ministério Público (MP), a vítima entregou aproximadamente 73 mil euros à mulher, que também era casa­da e ameaçava envergonhá-lo, deixando a criança que dizia ser fruto do adultério à porta de sua casa.

Vagos: “É exactamente disto que Portugal precisa”

Paulo Portas, vice-primeiro-ministro, visitou ontem duas empresas em Vagos – a Nutre e a Ria Blades – e elogiou os investimentos em curso. “É exactamente disto que Portugal precisa: investimento, criação de postos de trabalho e distribuição territorial do investimento e do emprego”, afirmou na Ria Blades, empresa produtora de pás para aerogeradores eólicos que ampliou as suas instalações no concelho vaguense.

Misericórdia de Ílhavo
celebra espírito de união

No seu discurso, Álvaro Ramos, provedor desta instituição, explicou que a forma escolhida para assinalar esta data se baseou na contenção e no ambiente familiar que ali se vive, entre funionários e utentes. “Esta data é das mais importantes referências que a SCMI possui no seu percurso histórico; a nossa instituição inspira-se no espírito solidário de D. Leonor, que fundou a primeira misericórdia do país”, explicava o provedor, sublinhando que “o espírito da união entre todos ajuda a produzir o milagre da coesão institucional”.

“Girão Pereira foi um dos melhores
presidentes de Câmara do país”

“O Dr. Girão Pereira foi, certamente, um dos melhores presidentes de Câmara que os portugueses elegeram e reconheceram ao longo de 40 anos de poder local”. As palavras são do vice-primeiro-ministro Portas Portas, que, ontem, marcou presença no velório de Girão Pereira, o primeiro presidente da Câmara Municipal de Aveiro após o 25 de Abril, que faleceu anteontem.

UA prepara-se para fundos europeus

A Universidade de Aveiro (UA), em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), irá realizar, no próximo dia 29 (16.15 horas, auditório da Reitoria), uma sessão de esclarecimento e mobilização subordinada ao tema “As Oportunidades do Portugal 2020 para o Sistema Científico e Tecnológico”.
Com o novo quadro de fundos europeus 2014-2020 em curso, a UA tem vindo a organizar-se para corresponder aos desafios e oportunidades do Portugal 2020 e dos programas europeus, refere a instituição.

Aveiro e região celebram o 25 de Abril

Os 41 anos do 25 de Abril celebram-se hoje um pouco por toda a região. Em Aveiro, a efeméride é assinalada com a exposição documental “O 25 de abril em Aveiro”, na Junta de Freguesia de Oliveirinha. A mostra promovida pela autarquia visa enaltecer o poder local democrático como “uma das principais conquistas do 25 de Abril de 1974”. A exposição é inaugurada às 15.30 horas e pode ser visitada até 4 de Maio.

Oliveira de Azeméis: Executivo gera resultado positivo e diminui dívida

A maioria do PSD no Executivo municipal de Oliveira de Azeméis garantiu, na quinta-feira, a aprovação das contas relativas a 2014, que registaram um resultado líquido de 3,2 milhões de euros. Os quatro votos contra do PS não conseguiram superar os cinco “oks” dos sociais-democratas.
Segundo informou a câmara das Terras de La Salette, o exercício do ano passado resultou numa diminuição da dívida municipal em 7,1 milhões de euros: passou de 37,9 milhões em 2013 para 30,7 milhões de euros em 2014.

Morreu Girão Pereira, o primeiro presidente de Aveiro em democracia

Edição de: 

Girão Pereira, o primeiro presidente da Câmara de Aveiro em democracia, morreu ontem aos 77 anos. Aveiro perde uma das suas figuras mais marcantes das últimas décadas – o município distinguiu-o com o seu principal galardão, a Medalha de Ouro, em 2000, mas era também portador da Ordem de Mérito nacional atribuída em 2010 pela Presidência da República.

Páginas