Notícias

Árbitro holandês Danny Makkelie nomeado para o Portugal-França

Com 32 anos e internacional desde 2011, Makkelie vai voltar a encontrar a principal selecção lusa, depois de ter apitado, em Setembro de 2013, o Irlanda do Norte-Portugal (2-4), de qualificação para o Mundial2014. Mais recentemente, o árbitro holandês, que é polícia de profissão, dirigiu o Portugal-Inglaterra (1-0), na fase final do Europeu de sub-21.
No Estádio José Alvalade, Makkelie vai ter como árbitros assistentes Mario Diks e Hessel Steegstra, enquanto Joost van Zuien será o quarto árbitro. Kevin Blom e Kamphuis Jochem serão os árbitros de baliza.

Novo Banco: Negociações para a venda terminam sem acordo

“Por não ter sido alcançado um acordo, o Banco de Portugal decidiu hoje terminar aquelas negociações e convidar para negociações, no âmbito da fase IV, o potencial comprador que apresentou, na fase anterior, a proposta qualificada em segundo lugar”, informou hoje o supervisor em comunicado. O Banco de Portugal explica que há ainda uma terceira proposta em cima da mesa, sem nunca mencionar os nomes dos candidatos à compra do Novo Banco.

Mais de 350.000 migrantes atravessaram Mediterrâneo desde Janeiro

Segundo os últimos dados da OIM, 234.778 chegaram à Grécia e 114.276 a Itália, enquanto mais de 2.000 alcançaram a Espanha e cerca de uma centena chegou a Malta. Em todo o ano de 2014, o número de migrantes que atravessou o Mediterrâneo ascendeu a 219.000, tendo morrido ou desaparecido no percurso 3.500, segundo as Nações Unidas.

CIM recebem 354 Milhões após “negociações duras”

ito Comunidades Intermunicipais (CIM) das Beiras assinaram, ontem, em Coimbra, com mais críticas do que elogios, os respectivos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que representam um valor global de 354 milhões de euros de fundos europeus.

Nove alunos “ascendem”
ao escalão sénior

Cumprindo uma tradição, a Banda Marcial de Fermentelos voltou a integrar, este ano, nove alunos da sua escola de música na banda principal da instituição.
Os novos executantes da Banda Marcial são Joana Lemos (oboé), Inês Machado e Isabel Vilaverde (clarinete), Joana Martins (saxofone), Catarina Santos (trompete), Maria João Lima e Rodrigo Machado (trombone), Henrique Ortuno (tuba) e Gonçalo Dias (percussão), que na foto estão acompanhados pelo maestro Hugo Oliveira.

CIRA assume conjunto de obras de mais de 20 milhões de euros

Viveu-se ontem um dia agitado em Aveiro, com a presença de dois ministros e dois secretários de Estado na região, para o anúncio do avanço de um conjunto de obras de protecção dos campos do Baixo Vouga e uma visita às obras de recarga artificial do cordão dunar entre a Vagueira e a Costa Nova. Assunção Cristas, ministra da Agricultura e Pescas e Moreira da Silva que tem a tutela do ambiente juntaram-se aos vários autarcas que compõe a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), para trazer “boas notícias”.

Festival alternativo
arranca dia 11 em Arouca

A primeira sessão competitiva da edição deste ano do “Arouca Film Festival” (AFF) está marcada para as 22.30 horas do dia 11. O certame, organizado pelo Cine Clube de Arouca (CCA), vai realizar-se no auditório da “Loja Interativa de Turismo”, na vila capital do município, e prolongar-se-á até ao dia 13.

Câmara de Arouca vai reforçar
o projecto dos passadiços

A Câmara Municipal de Arouca está a preparar candidaturas a fundos comunitários que visam complementar o projecto dos “Passadiços do Paiva” com uma nova intervenção que lhe acrescentará mais 12 quilómetros, um bar suspenso, outra ponte e núcleos museológicos complementares.
Em declarações à agência Lusa, Artur Neves prevê um investimento na ordem dos quatro milhões de euros. “Vamos rematar o projecto com esta segunda fase, que tem por objectivo levar os visitantes a ficarem mais tempo por cá”, informou o presidente do Executivo municipal arouquense.

Ministro destaca valor
das instituições sociais

Muitas câmaras municipais “ainda não perceberam” a importância de apoiarem as instituições que trabalham o social, vincou Pedro Mota Soares, ontem, em Vale de Cambra. O ministro da Solidariedade, do Emprego e da Segurança Social falava após uma visita à obra de edificação das novas instalações do Centro Social e Paroquial (CSP) de Arões, cuja primeira fase, orçada em “950 mil euros + IVA”, estará concluída pelo final do ano.

Município assume novas competências

O município de Oliveira de Azeméis vai abrir concurso para a contratação de 17 funcionários que vão trabalhar nas escolas do concelho, segundo informou Isidro Figueiredo, vereador da Educação.
“O pessoal não-docente dos cinco agrupamentos já foi transferido para os quadros da autarquia em regime de mobilidade, o que representa perto de 300 funcionários”, contextualizou o autarca, em declarações à Lusa, acentuando que os futuros contratados virão completar esse efectivo.

Páginas