Notícias

Planos para Aveiro “não são novidade mas são de emergência”

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Ribau Esteves, entregou, ontem, a Poiares Maduro, ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, um caderno com vários apelos para uma intervenção em diversos assuntos que “não são novidade, mas têm emergência”, além de pedir a sua interferência junto do ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva.

Planos para Aveiro “não são novidade mas são de emergência”

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Ribau Esteves, entregou ontem a Poiares Maduro. ministro adjunto e do desenvolvimento regional, um caderno com vários apelos para uma intervenção em vários assuntos que “não são novidade mas têm emergência” além de pedir a sua interferência junto do ministro do ambiente Jorge Moreira da Silva.

Obras forçam paragem
de comboios entre
Sernada e Águeda

A intervenção na Linha Ferroviária do Vouga, no troço entre Sernada do Vouga e Águeda, é considerada de “carácter imprescindível pela situação última de fadiga em que se encontram todos os componentes da superestrutura de via” e visa “corrigir e minimizar os actuais riscos de descarrilamento, melhorar as condições de segurança das circulações ferroviárias e de pessoas e bens”. Quem o diz é a REFER, que anunciou, anteontem, a consignação dos trabalhos da empreitada de beneficiação deste troço, numa extensão total de 14,300 quilómetros.

Veleiro encalha enquanto tripulantes dormiam

Dois franceses que se encontravam a bordo de um veleiro que encalhou em frente à praia de S. Jacinto, concelho de Aveiro, foram resgatadas pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, em articulação com a Capitania do Porto de Aveiro.
“Ao chegar perto do veleiro e após contacto directo com os tripulantes, constatou-se que estes não se encontravam em perigo e que, aparentemente, o veleiro tinha encalhado devido ao facto de os seus tripulantes terem adormecido”, informou fonte da Marinha.

Três acidentes
graves esta semana no mesmo local

Na localidade de Albergaria-a-Nova, na Branca, viveram-se, esta, semana, três situações dramáticas. Depois de, nas tardes de segunda e terça-feira, duas pessoas terem perdido a vida e outras quatro sofrido ferimentos em virtude de acidentes registados no mesmo local, na noite de anteontem, uma terceira colisão deixou em estado muito grave um condutor.

UA no top da captação
de fundos do QREN

A revelação partiu, ontem, do reitor Manuel Assunção durante a cerimónia de entrega das medalhas aos trabalhadores que contam 10, 20, 25, 30, 35 e 40 anos ao serviço da UA.
Trata-se de uma ocasião sim­bólica em que a Academia reconhece o esforço e dedicação de todos os que contribuem e contribuíram para construir o que a UA é hoje e, segundo o reitor, com um “resultado que diz tudo”.

Alberto Souto e António Costa
juntos no lançamento dos livros

Alberto Souto regressou, assim, ao espaço mediático com dois livros que retratam uma era em que assumiu os destinos da Câmara de Aveiro, numa sessão que contou com a presença de António Costa, secretário geral do PS, que lhe escreveu o prefácio.

Aveiro: Os livros tomam conta do mercado por 17 dias

Desde as 15 horas de ontem, o mercado municipal Manuel Firmino voltou a ser tomado de assalto pelos livros. Durante 17 dias, a Feira do Livro de Aveiro está de portas abertas reunindo livreiros em representação de mais de 120 editoras.

“Casa aberta” dá (outra) vida
ao Centro Histórico de Ílhavo

Imagina-se a jantar com estranhos? E na casa deles? É isso mesmo que propõe para hoje o Festival Rádio Faneca, que decorre até amanhã no centro de Ílhavo.
Mas que ligação poderá haver entre um festival e um jantar familiar? É esse sentido inusitado que é, precisamente, característica do Festival Rádio Faneca, um evento que tem na comunidade local o seu público, mas também os seus protagonistas.

Região apela ao “fortalecimento do poder local”
e pede gestão local da ria de Aveiro

Edição de: 

Com o secretário de Estado da Administração Local a ouvir e na véspera de receber o primeiro-ministro, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) abriu o Congresso da Região de Aveiro a pedir o reforço das competências dos municípios. Para Ribau Esteves, “o fortalecimento do poder local é um instrumento de elevada e reconhecida importância”. E nessa lógica, o autarca social-democrata, que também dirige a Câmara de Aveiro, sustentou que a ria exige uma gestão de proximidade, tratando-se de uma velha reivindicação regional que continua sem sair do papel.

Páginas