Notícias

Vistos gold: Ministério da Administração Interna abre inquérito ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Em nota enviada à agência Lusa, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que "a abertura de inquérito ao procedimento de concessão de autorização de residência para actividade de investimento pelo SEF" tem "carácter de urgência".
Assinala o MAI que o inquérito não deve "ultrapassar o prazo máximo de 30 dias".

Tribunal julga dois suspeitos
de clonagem de cartões

O Tribunal da Comarca de Aveiro vai começar a julgar, na próxima semana, dois cidadãos estrangeiros, de 24 e 25 anos, suspeitos de clonarem cartões de crédito que usavam para fazer compras.
Os suspeitos, sem profissão, estão acusados de um crime de contrafacção de moeda, um crime de passagem de título equiparado a moeda falsa e um crime de burla informática, na forma continuada. O arguido mais novo responde, ainda, por um crime de falsificação de documento, por ter sido interceptado na posse de um bilhete de identidade belga falso.

Sacos de pão distribuídos
para reduzir o uso do plástico

Aveiro, numa acção de educação ambiental para evitar o uso de sacos de plástico, anunciou, ontem, a autarquia.
A acção, sob o lema “A Tradição ainda é o que era”, vai decorrer no dia 29, junto dos consumidores de pão e habituais utilizadores de padarias e pastelarias, numa iniciativa conjunta da Câmara de Aveiro, da empresa SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, SA, e da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).

Aveiro: Apologia dos mais velhos nos anos da Academia de Saberes

Manuel Ferreira Rodrigues quis ontem desmentir o adágio popular “burro velho não aprende línguas”, destacando o trabalho desenvolvido nas chamadas universidades seniores. “Durante muitos anos pensava-se que os mais velhos não conseguiam aprender, mas a verdade é que aprendem tão bem ou melhor do que os mais novos, embora mais lentamente”, disse o professor da Universidade de Aveiro durante uma conferência que assinalou o arranque da celebração do décimo aniversário da Academia de Saberes de Aveiro.

Hino à esperança escrito por "Uma menina triste"

“Uma menina triste – Uma infância por viver” é o nome do livro que Maria do Céu Lopes lança hoje, numa sessão marcada para as 17 horas, no edifício da União de Freguesias de Glória e Vera Cruz. Com 46 anos de idade, este livro é a realização de um sonho há muito pensado, mas a falta de tempo ainda não o tinha tornado possível. Maria do Céu Lopes nasceu na Vera Cruz, atrás da Capela de São Gonçalinho, “o Santo Padroeiro das gentes da beira-mar, de onde, em dias de festa, chovem doces do céu”.

Aveiro: Antiga carreira de tiro de Esgueira vendida em Dezembro

A antiga carreira de tiro de Esgueira, desactivada há vários anos, vai ser vendida em hasta pública no próximo dia 16 de Dezembro. A Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) desencadeou mais uma mega-operação de venda de património público e na lista encontram-se quatro imóveis no distrito de Aveiro. A carreira de tiro no Olho d’Água é um deles e com ela o Estado quer embolsar no mínimo 80.210 euros, definido como o preço-base de licitação. Dois escritórios na Avenida Dr.

Sanjoanense dá cartas
n’ “A Mesa dos Portugueses”

Manuel Correia é técnico de audiovisuais do pólo de S. João da Madeira do Centro Tecnológico do Calçado Português (CTCP) – “tudo o que diz respeito a foto e vídeo é comigo” -, mas, como bom luso, é um apreciador da mesa e de tudo o que a ela diz respeito.
Neste momento, aguarda para saber se passará à “final a cinco” do concurso “A Mesa dos Portugueses”, certame da “Confina Eventos”, promovido pelo Correio da Manhã, que tem na RTP o seu media partner.

Jornadas do Património: Ribau Esteves alerta para radicalismos excessivos

Com quase uma centena e meia de inscritos, as oitavas Jornadas de História Local – Património Documental começaram ontem e prolongam-se pelo dia de hoje. A sessão de encerramento está agendada para as 17 horas, logo após a conferência final proferida pelo historiador Manuel Ferreira Rodrigues, com o tema “ A expansão portuguesa na historiografia aveirense”.
Ribau Esteves presidiu à sessão de abertura e não perdeu a oportunidade de, por um lado destacar a importância dos debates sobre a temática patrimonial e por outro deixar recados aos “fundamentalismos” exagerados.

Estarreja no “pequeno grupo” de municípios que baixam IMI

A Câmara de Estarreja diz que se encontra no “restrito grupo” de autarquias que desceram a taxa de IMI. “São 23 as câmaras municipais do país que decidiram desagravar o imposto municipal sobre imóveis a cobrar em 2015” e este município do distrito de Aveiro é um deles, assinala o executivo liderado por Diamantino Sabina.

Oliveira de Azeméis: Proprietário encontra assaltantes dentro de casa

Quando Hugo Santos chegou a casa, na tarde de anteontem, não contava encontrar dois indivíduos lá dentro. Os assaltantes conseguiram fugir, mas deixaram ficar a carrinha do lesado, onde estavam a introduzir material furtado da habitação, situada em Cucujães, Oliveira de Azeméis.

Páginas