Notícias

Desemprego na zona euro atinge em Dezembro nível mais baixo desde Agosto de 2012

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), a taxa de desemprego - corrigida das variações sazonais - recuou 0,1 pontos percentuais em Dezembro, tanto face aos 11,5% de Novembro no total dos 18 países que então compunham a zona euro, quanto relativamente aos 11,8% de Dezembro de 2013. Nos 28 Estados-membros da UE, por seu lado, a taxa de desemprego fixou-se nos 9,9% em Dezembro de 2014, abaixo dos 10% de Novembro e dos 10,6% de Dezembro de 2013. No conjunto de todos os Estados-membros, é a primeira vez desde Outubro de 2011 que a taxa se fixa abaixo dos 10%.

Quase 100 crianças vítimas de exploração laboral resgatadas no Sul da Índia

As forças de segurança encontraram durante a tarde de quinta-feira, em Hyderabad, “87 crianças com menos de 14 anos e 25 adolescentes confinados a cubículos onde trabalhavam e dormiam em condições desumanas”, afirmou o subcomissário da polícia, V. Satyanarayana. Em cada uma das ‘habitações’ entre 10 e 15 crianças fabricavam pulseiras ao longo de jornadas laborais que “começavam de manhã cedo e não acabavam antes da meia-noite”, disse o responsável, indicando que, devido às condições em que trabalhavam, muitas apresentavam problemas respiratórios e danos na pele.

Alunos contestam
aplicação de taxa
nos doutoramentos

A Universidade de Aveiro (UA) passou a aplicar uma taxa de 550 euros a cada pedido de admissão a provas de doutoramento, uma medida que se encontra sob contestação na academia e alguns passos já foram dados pelos estudantes. Desde finais de Novembro que a taxa é aplicada, mas o movimento de alunos tem-se intensificado nos últimos dias. A reunião mais recente do grupo de es­tudantes que reivindica o fim do pagamento daquela taxa rea­lizou-se na passada segunda-feira, nas instalações da UA.

Construtor civil sujeitava filha
da companheira a abusos

Durante cerca de seis meses, uma jovem de 15 anos terá sido vítima de abusos sexuais perpetrados pelo namorado da sua mãe. Os crimes, ocorridos no concelho de Anadia, foram, recentemente, denunciados pela própria menor, o que culminou na detenção do suspeito.
Segundo a Polícia Judiciária de Aveiro, responsável pela investigação, o homem, um construtor civil de 50 anos, aproveitava-se “da sua ascendência paternal” e do facto de partilhar o tecto com a vítima.

S. João da Madeira e Feira estão preocupados com hospital

Ricardo Figueiredo, o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, defende a “gestão individualizada” das unidades hospitalares do Entre Douro e Vouga (EDV).
A propósito dos problemas do Hospital S. Sebastião de Santa Maria da Feira, e por extensão do Centro Hospitalar (CH) do EDV, o autarca disse à agência Lusa que o actual modelo não favorece os utentes da região.
“Está provado que a gestão centralizada dos hospitais prejudicou o nível dos serviços de saúde prestados às populações”, sublinhou.

ERS decide abrir inquérito à marcação de cirurgias fictícias

O Conselho de Administração da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) deliberou, anteontem, abrir um inquérito ao caso das marcações de cirurgias fictícias no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que abrange os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja. A informação foi avançada ao Diário de Aveiro por uma fonte daquele organismo público, que acrescentou que o processo irá, agora, seguir os trâmites administrativos habituais – e que passam, por exemplo, pela audiência das várias partes envolvidas.

Comerciantes de Ovar apreensivos
com ladrão à solta

Na esquadra da PSP de Ovar, o assaltante está implicado em nada mais nada menos do que 18 furtos e vai começar a ser julgado na próxima semana. Mas isso não impede que continue a sua série de assaltos e pequenos furtos em diversos estabelecimentos do centro da cidade de Ovar. Ontem, foi a vez da Retrosaria Mundo das Linhas, perto da Câmara Municipal de Ovar.

Escola da Guiné Bissau tem mobiliário cedido pela autarquia

Na sequência da participação na campanha da Organização Não Governamental “Afecto com Letras”, em que a autarquia aguedense colaborou com mobiliário para apetrechar um escola e um jardim-de-infância em Djálo, na Guiné Bissau, a Câmara Municipal recebeu uma carta de agradecimento da professora e de um grupo de alunos.
Na missiva, “agradecem aos amigos e amigas que com a ONG ‘Afecto com Letras’ nos apoiam no sentido de assegurar a educação das crianças na Gui­né Bissau”.

Skate Park da Gafanha da Nazaré
começa hoje a ser desmantelado

A Câmara Municipal de Ílhavo dá, hoje, início ao desmantelamento dos equipamentos do Skate Park, situado na Gafanha da Nazaré.
Esta acção surge no âmbito da “profunda requalificação” de que este equipamento será alvo, ficando, assim, temporariamente desactivado.

Seminário fomenta cultura
empreendedora nas escolas da região

A Incubadora de Empresas da Região de Aveiro realizará, no próximo dia 7, pelas 9 horas, no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, o Seminário Educação Empreendedora.

Páginas