Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Albergaria: Posto de comunicações do século XIX escavado no Monte de São Julião


Sexta, 18 de Junho de 2021

O arqueólogo António Manuel Silva disse haver uma forte probabilidade de pôr a descoberto o que resta de um posto de comunicações militares nas escavações no Monte de São Julião, na freguesia da Branca, em Albergaria-a-Velha. O professor universitário e presidente do Centro de Arqueologia de Arouca revelou à Lusa que a campanha de escavação a iniciar dentro de dias vai centrar-se num posto de telegrafia que terá existido no século XIX, naquele sítio, que tem vindo a ser estudado há vários anos.
O Centro de Arqueologia de Arouca tem realizado, com o apoio da Câmara de Albergaria-a-Velha, campanhas de escavação no Monte de São Julião da Branca, que permitiram já revelar uma muralha que delimitava um povoado com cerca de três mil anos e um monumento megalítico, uma mamoa, ainda em fase de interpretação.
No entanto, na campanha do ano passado foi identificada a base do que terá sido um posto de telegrafia óptica, usado no século XIX para comunicações, nomeadamente militares, e, apesar de não estar nos planos iniciais dos arqueólogos, as escavações este ano vão centrar-se ali.
Será o primeiro com informação arqueológica a ser conhecido, crê António Manuel Silva, assim justificando o “desvio” do objectivo primordial de revelar o povoado da Idade do Bronze.
Conforme explica, “no século XIX o país cobriu-se de um conjunto de telégrafos ópticos, ainda antes da telegrafia sem fios, que funcionavam por espelhos ou por tabuinhas pintadas, e que permitiam que as comunicações oficiais, nomeadamente militares, se fizessem circular, por exemplo entre Lisboa e o Porto, com uma rapidez bastante apreciável”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu