Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Ida para os Estados Unidos é mais um passo para atingir os meus objectivos”


Quinta, 29 de Abril de 2021

João Costa está prestes a aumentar o contingente de jogadores portugueses a jogar no basquetebol universitário norte-americano. O promissor jovem formado no Beira-Mar, que jogou no Galitos na última época e que esta tem­po­rada represen­ta a Sanjoanense, revela como surgiu a possibilidade de ir para a Uni­ver­sidade Davis & Elkins e as suas ambições para a aventura do outro lado do Atlântico. João Costa assume a pretensão de ser jogador profissional e acredita que, no Estados Unidos da América, encontrará as “ferramentas” que lhe vão permitir chegar mais perto desse objectivo. Até lá, quer ajudar a Sanjoa­nen­se na Proliga e sonha com a presença no Europeu Sub/20.

A partir de Agosto vai abraçar o maior desafio da sua vida. Como e quando surgiu a oportunidade de ingressar na Universidade Davis & Elkins e o que é que o levou a aceitar esse desafio?
Na época 2018/19, em que fui campeão distrital e nacional pelo Beira-Mar, representei a Selecção Nacional Sub/18 no Campeonato da Europa - Divisão B. Durante o Europeu, fui abordado por uma agência de recrutamento, mas acabei por rejeitar, porque ainda não tinha essa ideia bem definida dentro da minha cabeça. No entanto, já depois do Europeu, voltei a receber outro convite de uma outra agência. Acabei por aceitar, depois de ter falado com os meus pais, e comecei então o processo de recrutamento. A partir daí, fui recebendo ofertas de universidades, até que apareceu a da Davis & Elkins, que me pareceu muito interessante e decidi aceitar.

Das informações que recolheu, qual é a realidade que está à espera de encontrar na Universidade e na cidade que o irá acolher?
Já estive a fazer alguma pesquisa, para saber o que me espera. Vou para uma realidade completamente diferente, onde o clima vai alterar muito. A universidade não tem muitos alunos, o que pode ser bom para a minha adaptação, e o campus é numa zona muito verde, onde posso fazer caminhadas. Uma coisa boa é que fica perto de Washington, e, portanto, quan­do tiver tempo posso fazer uma visita e conhecer coisas novas. A universidade também tem muitos alunos estrangeiros, por­tanto vai ser bom conhecer estudantes de variados países.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu