Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Águeda: Há um novo projecto para ajudar quem parte à descoberta da pateira


Segunda, 26 de Abril de 2021

A Pateira de Fermentelos é considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica e só isso justifica uma visita. Mas existem, diz Rui Moreto, “tesouros escondidos” que vale a pena procurar e para ajudar na busca está a ser posto em marcha um novo projecto que, tendo partido de um grupo de moradores locais, viu ser-lhe atribuído apoio e financiamento públicos.
A ideia começou a ganhar forma nas cabeças de Mónica Oliveira, bióloga, e Cláudia Rosa, praticante de desporto, a quem depois se juntaram Rui Moreto, Armindo Ferreira, Luísa Rodrigues, José Teixeira e Miguel Silva.
Vivem todos paredes-meias com a pateira e tomaram a iniciativa de candidatar um projecto de dinamização daquele espelho de água à edição de 2018 do Orçamento Participativo de Portugal (OPP). A ideia foi aprovada e viu garantido um investimento total de 200 mil euros – nos últimos dias foi assinado o protocolo de colaboração técnica e financeira entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara de Águeda em que vai assentar a colocação do ExplorAPPateira em prática.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu