Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Problemas” nas Urgências do Hospital São Miguel


Quarta, 01 de Junho de 2016

Decisões tomadas recentemente pela direcção da administração do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV) estarão a provocar o “esvaziamento” de valências e saída de médicos do Hospital São Miguel.

Segundo fonte ligada ao centro hospitalar, muitos dos doentes que se deslocam ao hospital de Oliveira de Azeméis (seja em ambulâncias ou em meios próprios) estarão a ser encaminhadas para a Feira, o que, por um lado, atrasa o socorro e, por outro, “entope” as urgências do São Sebastião.

Segundo dados disponibilizados pelo CHEDV, diminuiu a afluência às Urgências do Hospital São Miguel, de 3.104, em Março, para 2.618, em Abril (menos 486 atendimentos).

De acordo com o que foi transmitido ao Diário de Aveiro, na origem desta situação estará uma recente reestruturação na organização de serviços. Por um lado, contaram-nos, o hospital de Oliveira de Azeméis deixou de ter disponível um médico que chefiava a equipa das Urgências, uma vez que os clínicos terão deixado de acumular funções e trabalham agora somente no Serviço de Internamento, entre as 8 e as 20.30 horas. Por outro lado, os médicos que fazem as Urgências, com a especialidade de clínica geral, são subcontratados e não têm obrigatoriedade de apoiar o serviço de Medicina, referiu a mesma fonte.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu