Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ao fim de 20 anos, liderança da CIRA pode mudar de mãos


Segunda, 09 de Novembro de 2020

Ribau Esteves já o tinha dito há um ano e repetiu-o agora: é tempo de a presidência da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) mudar de mãos. O autarca que dirige a Câmara de Aveiro, e anteriormente a Câmara de Ílhavo, é o líder regional há 20 anos e já deu a entender que, a partir das próximas eleições Autárquicas, que se disputam em 2021, é hora de abrir um novo ciclo político na liderança da associação de municípios, que agrupa actualmente um total de 11 autarquias da região.

Ribau Esteves presidiu a Câmara de Ílhavo durante quatro mandatos, entre 1998 e 2013, ano em que passou a liderar a Câmara de Aveiro, podendo ainda cumprir um terceiro mandato. Entre Associação de Municípios da Ria (AMRia), Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA) e CIRA, são já duas décadas ininterruptas de chefia política regional.

Na sessão solene evocativa dos 30 anos de associativismo municipal, o autarca do PSD salientou a “importância da estabilidade”, mas avisou para a “necessidade” de serem preparadas “novas lideranças para a região de Aveiro no futuro próximo”. Agora, na última reunião do Executivo camarário aveirense, o social-democrata repetiu a intenção, ao pedir que a CIRA trabalhe em “estruturar outra liderança” para os próximos anos.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu