Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Investigadora de Maceda premiada em Congresso


Terça, 29 de Setembro de 2020

Sofia Costa, investigadora de Maceda, (Ovar), é a primeira autora do estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) que avaliou a exposição da população portuguesa à acrilamida presente na alimentação e recebeu o primeiro prémio de melhor comunicação oral, atribuído no âmbito do XIX Congresso de Nutrição e Alimentação (CNA), organizado pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN).

A acrilamida é um contaminante resultante do processamento alimentar e que surge, essencialmente, em alimentos fritos, assados ou torrados, submetidos a temperaturas elevadas e baixa humidade, como as batatas, os cereais de pequeno-almoço, as bolachas e o pão. É formado tanto no processamento industrial dos alimentos como na sua confecção em casa.

A comunicação distinguida no Congresso da APN focou-se, “concretamente, na avaliação do nível individual de exposição da população portuguesa a esta substância, presente em vários alimentos que ingerimos diariamente, a partir de uma amostra de 5.811 pessoas que integraram o Inquérito Alimentar Nacional e de Actividade Física”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu