Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Coleccionar automóveis antigos é a paixão de uma vida


Terça, 29 de Setembro de 2020

Foi com amor aos carros antigos que Fernando Luzio iniciou a sua colecção, que foi alimentando através da compra de algumas relíquias.
Os exemplares eram arranjados à mão por um chapeiro da sua inteira confiança, em que o perfeccionismo foi levando a que esta actividade pudesse durar longos períodos de tempo. Hoje em dia, Fernando Luzio tem um museu, com 19 carros em exposição, que se encontra aberto apenas para familiares e amigos.
Fernando Luzio tem 78 anos, mas iniciou a sua colecção de carros antigos quando tinha apenas 40 anos. Assim que começou a ter capacidade monetária para “alimentar” esta paixão, foi comprando e restaurando carros antigos com a ajuda de um mecânico e de um chapeiro.
Inicialmente, Fernando Luzio tinha os carros guardados em casa e na empresa onde trabalhava. Entretanto, construiu uma nova casa e vendeu a empresa, o que o levou a arranjar um local específico para os exemplares de quatro rodas, dispondo-os de uma forma que facilitasse a sua apreciação, ou seja, que o espaço ficasse mais parecido a um museu – o seu museu de carros antigos. Hoje em dia, este museu localiza-se em Bustos, no concelho de Oliveira do Bairro, e conta com 19 carros em exposição.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu