Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Tanoaria de Esmoriz mostra artes performativas ao som dos pipos


Sexta, 18 de Setembro de 2020

Apesar de adiado, não foi cancelado. Dentro das medidas de segurança recomendas pela DGS, o Tan Tan Tann – 4.º Festival Internacional Artes Performativas Contemporâneas de Esmoriz 2020 vai acontecer, hoje e amanhã, na Tanoaria Josafer, na capital dos tanoeiros em Portugal. Filipe Octávio, administrador da Josafer e parte de uma terceira geração de tanoeiros locais, nota que “este é um sector com muita expressão em Esmoriz, onde já existiram 40 empresas em actividade”.
Albergar um certame performativo foi o desafio que a Josafer abraçou, porque foi baptizado com um nome que “tem a ver com as batidas do tanoeiro e porque achamos que é uma forma de abrir o nosso espaço, mostrá-lo a mais pessoas que têm a possibilidade de perceberem o que fazemos aqui”. Portanto, este é um festival que se realiza ao som dos pipos.
A Josafer descende da Tanoaria “Farramenta”, fundada em 1912 por Manuel Dias Ferreira. Remodelada e integrada, em 1962 torna-se a Tanoaria Josafer Lda., resultado do empreendedorismo de três gerações de tanoeiros que procuram dar continuidade à tradição local e familiar.
No seguimento de um convite proporcionado pela Câmara Municipal de Ovar a Josafer integra hoje a rede museológica de Ovar, tornando as suas instalações num museu vivo, que tem como missão a salvaguarda da memória e património cultural da empresa familiar Josafer.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu