Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Entrevista: “Os sacrifícios que fazemos definem-nos como pessoas e moldam a nossa vida”


“A Descendente: o Despertar” é o primeiro livro da trilogia da autoria da criminóloga Clara Novo Quarta, 09 de Setembro de 2020

Clara Novo acaba de lançar o seu primeiro livro: “A Descendente: o Despertar”, uma resolução de Ano Novo
que agora vê concretizada. Um passo de uma longa caminhada que promete novos títulos e muitas emoções.

Diário de Aveiro: Qual a ligação da Clara a Aveiro?
Clara Novo: Vim para Aveiro quando tinha 9 anos, por isso foi a cidade onde cresci: onde passei parte da minha infância, adolescência e me moldei enquanto pessoa.

E como entra a escrita na sua vida?
Adoro inventar e contar histórias desde sempre. Adoro escrever desde que me lembro. Costumo dizer sempre isto, mas é a mais pura das verdades: era a minha parte favorita na escola. Mesmo quando era um teste, ficava muito entusiasmada para chegar à parte da composição. Adorava!

E como foi chegar a este livro, a estes personagens e temas?
Inspirei-me noutras histórias e muitas vivências, pessoais e de terceiros, assim como nas pessoas que me rodeiam. Desafi­ei-me a escrever uma história onde alguns temas que pessoalmente não aprecio fizessem sentido. Por isso, grande parte da inspiração vem de coisas que não gosto ou com as quais não me identifico, e foram elas que deram origem à história que amo e que quis contar ao mundo. Na noite de passagem de ano de 2018 para 2019, decidi que nesse ano iria acabar de escrever e começar o processo de publicação do meu primeiro livro. O lançamento de “A Descendente” só aconteceu no início deste ano, mas, mesmo assim, posso dizer que foi a única resolução de ano novo que concretizei.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu