Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pinhal de Leiria recebe investigação internacional para estudar doença dos pinheiros-bravos


Foto: LFC/Arquivo Segunda, 27 de Julho de 2020

Compreender se os pinheiros-bravos serão, daqui a 20 anos, vulneráveis à doença ‘nemátodo da madeira do pinheiro’, um verme microscópico considerado uma grave ameaça aos povoamentos de pinho, pois causa a sua murchidão. É este o principal objectivo de um ensaio de investigação internacional que está a ser aplicado no Pinhal de Leiria pelo Centro Pinus.
“O ensaio consiste numa plantação normal na área de Leiria, com plantas de pinheiro-bravo. As plantas de pinheiro-bravo utilizadas têm várias proveniências geográficas, de diferentes países, em que ainda não existe o ‘nemátodo da madeira do pinheiro’”, explicou ao nosso jornal João Gonçalves, presidente da direcção do Centro Pinus, uma associação florestal sediada em Viana do Castelo.
De acordo com o responsável, “o objectivo do ensaio é verificar, daqui a 15, 20 anos, se esses pinheiros serão muito ou pouco vulneráveis àquela doen­ça, que não surge em pinhais jovens”. “Podemos vir assim a descobrir, por exemplo, que um pinheiro que é muito produtivo em França, consegue ter o mesmo desempenho na região, apresentando também boa adaptação às pragas locais”, fez saber João Gonçalves.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu