Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Adjudicada a renovação do troço Espinho-Gaia


Sexta, 24 de Julho de 2020

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que, após o “visto” do Tribunal de Contas, foi adjudicada por 55,3 milhões de euros a renovação do troço de linha férrea entre Espinho (na foto) e Vila Nova de Gaia.
Esta obra terá financiamento comunitário de 85 por cento e insere-se numa empreitada que representa um investimento total de cerca de 166 milhões de euros. Tem um pra­zo de execução de 660 dias e visa a modernização de cerca de 14 quilómetros, pelos quais passam mais de 1.000 comboios de passageiros e de mercadorias por semana.
Em comunicado, a empresa, salientou que a intervenção visa “tornar o serviço ferroviário mais competitivo e eficiente no transporte de passageiros e mercadorias e reforçar a ligação entre o Norte e o Sul do país”.
Os trabalhos incluem “a su­bs­­tituição integral da super-estrutura de via”, a “alteração do ‘layout’ das estações de Granja e de Vila Nova de Gaia”, bem como “a substituição integral de um trecho de catenária com oito quilómetros de extensão”.
O sistema de catenária entre o quilómetro 318,6 e o quilómetro 327 também será substituído integralmente, acrescentando-se a renovação integral dos postos de catenária, a substituição da zona neutra de Agu­da e adaptação da catenária nas estações de Vila Nova de Gaia e Granja.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu