Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Uso de máscara passa a ser obrigatório em Andorra


Quarta, 15 de Julho de 2020

O aumento de novos casos de covid-19 levou hoje Andorra, sem registo de infectados desde Junho, a impor a obrigatoriedade do uso de máscara nos locais públicos para todas as pessoas com idade superior a dez anos.
A decisão foi tornada pública de manhã através de um decreto do Governo andorrenho, que determina uma multa de 100 euros a quem não cumprir a regra, valor que pode decuplicar e atingir os 1.000 euros em caso de reincidência.
A medida foi imposta após terem sido sinalizados seis novos casos desde o início da semana, depois de o microEstado situado nos Pirenéus, entre a França e Espanha, não ter registado qualquer caso desde Junho.
O ressurgimento de novos casos do novo coronavírus está a suscitar preocupação sobretudo no sector hoteleiro no sector, onde o sinal ‘covid free’ está a ser utilizado para atrair turistas e visitantes transfronteiriços.
A obrigatoriedade do uso de máscara na via pública e em locais abertos e fechados é acompanhada por uma limitação a 50% da capacidade nos transportes públicos.
A oferta de testes de diagnóstico, acrescentou o Governo de Andorra, vai ser intensificada nos centros de saúde locais.
Andorra, que reabriu as fronteiras a 01 de Junho com a França e 20 dias depois com a Espanha, recenseou até hoje 52 mortes associadas ao novo coronavírus entre os 838 casos oficialmente confirmados.
Entre Março e Junho, o microEstado tem sido apoiado por uma missão de 39 médicos e enfermeiros cubanos, dois dos quais desertaram da delegação e pediram asilo político na Europa.
A epidemia asfixiou a economia andorrenha, que depende essencialmente do comércio transfronteiriço e do turismo, provocando uma subida significativa do desemprego, o que pode ameaçar com uma forte recessão os cerca de 78.000 habitantes.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu