Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Removido amianto em escolas, mas ainda faltam prédios semi-públicos


Terça, 14 de Julho de 2020

O município sanjoanense revelou, ontem, que em Setembro mais duas escolas locais estarão sem amianto, ficando depois por concretizar a remoção desse material perigoso em prédios detidos por autarquia e particulares.

Numa visita às obras na Escola do Parque, o presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, adiantou que já gastou cerca de dois milhões de euros desde 2018 na substituição das coberturas cuja composição integrava o produto que pode contaminar o ar devido à libertação de partículas.

“Decidimos que até ao final do nosso mandato todos os edifícios escolares de responsabilidade directa da Câmara Municipal iam ficar livres de amianto”, declara o socialista Jorge Vultos Sequeira, a propósito do programa executado por fases.

Na primeira, foram intervencionadas as escolas de Fundo de Vila e do Parrinho; na segunda etapa, a de Casaldelo e os jardins-de-infância das Travessas e da Devesa Velha; e, actualmente, estão em curso trabalhos nas escolas do Parque e dos Ribeiros. Só nas operações em estabelecimentos de ensino municipais foram aplicados 402.000 euros, 108.000 dos quais na terceira etapa do programa, que é a que está agora a decorrer.

A essas obras acresce ainda a requalificação da Escola Secundária Serafim Leite, que, embora financiada pelo Estado e com conclusão prevista só para finais de 2021, também abrange a substituição de amianto.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu