Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Emídio Sousa apresenta queixa devido a “discurso de ódio” no Facebook


Quarta, 01 de Julho de 2020

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, anunciou que apresentará queixa criminal pelos “insultos” e “discurso de ó­dio” de que considera ter sido alvo no Facebook, numa publicação sobre o isolamento de portadores de deficiência durante a pandemia.
Em causa está uma publicação, partilhada durante o fim-de-semana, onde é alegado que a autarquia teria deslocado utentes portadores de deficiência da Casa Ozanam para o Pavilhão Municipal de São João de Ver, de forma a libertar a referida Instituição Particular de Solidariedade Social para o acolhimento de retaguarda de outros cidadãos infectados com COVID-19 ou em quarentena.
A publicação na rede social referia que os utentes com deficiência “foram despejados no pavilhão”, que esse recinto “não tinha recursos nem condições adequadas” para eles, que a Câmara “para resolver um problema acabou por criar outro maior”, que usou de “propaganda” na imprensa para distorcer “uma situação asquerosa” e que optou por “uma solução sem humanismo” para pessoas já fragilizadas.
Na reunião de Câmara da passada segunda-feira, Emídio Sousa, que foi citado pela Lusa, disse que a acusação “não é verdade”, que a referida publicação “mistura coisas totalmente diferentes e que se verificaram em datas distintas”. Considerou tratar-se de “um discurso de ódio”, vincando que ia participar o assunto ao Ministério Público, “porque as redes sociais prestam-se a situações muito desagradáveis e não podemos tolerar certo tipo de insultos”.
O autarca esclareceu que, quando se criou na Casa Ozanam um espaço para acolhimento temporário relativo à pandemia, “já as suas valências relativas à actividade ocupacional tinham sido encerradas como medida de contingência, à semelhança do que aconteceu em todo o país”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu