Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Entrevista a Pedro Silva: “O pensamento político está fora do seu próprio tempo”


“Há falta de cultura democrática em muitos pontos do país” Quarta, 17 de Junho de 2020

Pedro Silva diz que “as propostas para incrementar a resiliência das cidades há décadas estão bem definidas” mas constata que a “cultura da decisão política” não olha “para além dos ciclos eleitorais imediatos”. Seriam necessários “acordos de regime municipal”, defende o especialista em planeamento

Diário de Aveiro: Nestas semanas mudou radicalmente a forma como nos movimentamos, trabalhamos, consumimos, convivemos... Estas transformações são uma res­posta meramente transitória ou poderão perdurar e tornar-se comuns?
Pedro Silva: Será, no mínimo, descuidado dizer que esta crise, como outras, nos apanhou absolutamente desprevenidos. Na verdade, os ciclos de epide­mias têm crónicas previamen­te a­nun­ciadas e uma frequência em ciclos temporais cada vez mais curtos. Os fenómenos podem ter uma origem associada à natureza ou à biologia, mas os factores que levam à sua extrema ocorrência, com perdas de vidas humanas e de bens materiais, são crónicas de mortes anunciadas. Porque antes de se constituírem como ocorrências extremas de ordem natural são essencialmente de ordem económica e, assim, de índole política. A natureza da catástrofe é política porque, em tempo de bonança, os eleitos, nacionais e locais, salvo honrosas excepções, negligenciam absolutamente medidas estruturantes.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu