Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Região de Leiria: Desemprego ‘dispara’ para os 13% mas autarca promete resposta rápida


texto: José Roque / foto: DR Quarta, 03 de Junho de 2020

O presidente da Câmara de Leiria mostra-se preocupado com o aumento da taxa de desemprego nos concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que chegou aos 13%, acrescentando que estão a ser pensadas “estratégias de retoma económica” para fazer face ao problema.
“São conhecidos os números de desemprego comparativos e passamos de 3% de desemprego, em Março de 2019, para 13%, em 2020. É uma subida substancial e isso leva-nos rapidamente a pensar em estratégias de retoma económica. É esse o nosso foco”, vincou Gonçalo Lopes, adiantando que ainda esta semana serão lançadas iniciativas na “área do comércio”, “da indústria” e na “identificação de novas oportunidades de negócio”.
“Já sabíamos que a nossa região, por condições óbvias, iria estar no topo da crise económica porque é uma das mais dinâmicas, mas também sabemos que será uma das primeiras a sair dela”, rematou Gonçalo Lopes, que é igualmente presidente da CIMRL, em declarações prestadas na segunda-feira, à margem da reabertura da Loja de Cidadão de Leiria.
Gonçalo Lopes explicou ainda que a região de Leiria está mais “exposta à indústria e aos mercados internacionais” tendo em conta os seus sectores de produção, mas isto representa igualmente “uma oportunidade” tendo em conta que as empresas podem e devem virar-se para o mercado nacional. “Estamos a assistir a um processo de modificação da indústria em virtude da Covid que pode significar novas oportunidades”, resumiu. Nes­se sentido, o autarca faz um apelo ao consumo de produtos e serviços locais.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu