Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Casa de Saúde São Mateus constitui Comissão de Ética no seu 59.° aniversário


Liliana Figueiredo Quarta, 20 de Maio de 2020

A Casa de Saúde S. Mateus – Hospital (CSSM-H) assinalou, esta segunda-feira, 59 anos de existência ao serviço da comunidade.
No mesmo dia foi constituída uma Comissão de Ética que tem como missão “contribuir para a observância de princípios de ética e da bioética na actividade da CSSM-H, na prestação de cuidados de saúde e na realização de investigação clínica no exercício das ciências da saúde, assegurando o respeito pela dignidade e  integridade da pessoa humana”.
A actividade da Comissão de Ética “é sustentada em práticas personalistas e humanistas que visam a dignificação humana e profissional  e o diálogo participativo  com vista a acautelar os  interesses dos clientes e suas famílias no direito à protecção da saúde e da satisfação das suas necessidades e preferências individuais. Fazem igualmente parte da missão da Comissão de Ética os valores da honestidade e da competência recta na relação com os seus clientes, fornecedores ou entidades oficiais pautando o seu comportamento ético e normas deontológicas e legais aplicáveis”, explica a CSSM-H.
A Comissão de Ética é composta por Carlos Gomes, professor e doutor em PhD Bioética; Ricardo Patrão, director clínico na CSSM-H, médico e urologista; Deolinda Ferreira, enfermeira supervisora e gestora de qualidade; Leopoldo Camarinha, advogado; Paulo Correia, economista; Luís Carvalho, médico especialista em saúde pública; e pelo padre Luís Miguel, capelão na CSSM-H.
Carlos Gomes, que preside à Comissão de Ética, destacou durante a cerimónia simbólica que “esta comissão de ética não nasce de uma necessidade exterior ou imposta, mas da consciência ética” que motiva o trabalho dos profissionais.
 “A sua missão principal é salvaguardar os interesses e valores individuais da Casa de Saúde São Mateus , os valores individuais de cada profissional de saúde, os valores colectivos e os valores de cada pessoa que aqui se desloca e que também faz parte da casa”, realçou.
Relativamente aos membros que constituem esta Comissão de Ética, o professor explica que estes irão fazer “uma análise de ética sobre um caso concreto à luz da sua consciência, mas centrada nos valores e visão que regem a Casa de Saúde”.
Carlos Lemos, presidente do concelho de administração da CSSM-H, realçou o percurso feito pela Casa de Saúde São Mateus - Hospital e realçou que “apesar de tudo, continua a ser o primeiro hospital privado da nossa cidade”.
Aproveitou, ainda a ocasião para enaltecer a parceria que tem existido com o Hospital São Teotónio de Viseu, nestes últimos anos, destacando ainda a forma como este tem lidado com a pandemia.
Também marcou presença nesta cerimónia simbólica Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, tendo aproveitado a ocasião para enaltecer a colaboração da Casa da Saúde durante esta fase de pandemia, acrescentando que “hoje temos um verdadeiro ‘cluster’ do sector da saúde instalado em Viseu, com as suas diferentes componentes”.
A cerimónia terminou com um brinde e bombons de chocolate, que substituíram o tradicional bolo de aniversário, já que este ano, devido à covid-19, esta ocasião teve um carácter mais simbólico, tendo cumprido todas as normas de segurança que a actual situação exige.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu