Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Museus municipais reabrem ao público com várias iniciativas


Segunda, 18 de Maio de 2020

O Município de Viseu decidiu assinalar o Dia Internacional dos Museus com a abertura da rede de museus municipais e diversas iniciativas, entre as quais o lançamento da Imagoteca Municipal e a inauguração de uma exposição temporária na Quinta da Cruz (ver textos nesta página).
Até ao próximo domingo serão realizadas visitas, apresentações, oficinas e roteiros.
A Casa da Ribeira, por exemplo, promove amanhã o lançamento do catálogo, em formato digital, da exposição ‘Aspectos do Nosso Trajar’, que foi apresentada em 2018, com a curadoria de António Lopes Pires e a parceria do Museu Etnográfico de Silgueiros, e que pretende dar a conhecer a cultura tradicional e popular da região de Viseu.
Durante esta semana, também o Museu de História da Cidade lança uma nova publicação no seu site, em www.mhcviseu.pt, nomeadamente, o catálogo digital da exposição ‘Ícones da História de Viseu: o despertar do Museu’, com textos inéditos relativos a algumas das obras de arte, monumentos ou documentos mais relevantes da história de Viseu, da autoria de investigadores como Armando Coelho, Catarina Tente, Manuel Luís Real ou Pedro Sobral de Carvalho.
No sábado, às 15h00, há uma visita guiada à exposição ‘Monte habitado: viver no Castro de Santa Luzia há 3000 anos’, no Museu do Quartzo, que também percorrerá o Monte de Santa Luzia. A visita tem lotação máxima de ste pessoas. Duas horas depois, o Museu Almeida Moreira lança o catálogo da exposição e projecto ‘Beira Ilustre’, da autoria de Rosário Pinheiro, emitido em directo na página do Facebook ‘Museus de Viseu’, que aborda o trabalho artístico e de investigação de um dos mais pontuados projectos aprovados na linha Criar do programa Viseu Cultura.
Depois de dois meses de encerramento, face à pandemia da covid-19, os museus municipais reabrem amanhã, com um protocolo de medidas de segurança, protecção e higienização.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu