Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Burocracia atrasa distribuição de máscaras reutilizáveis pela população


Quinta, 14 de Maio de 2020

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, admitiu ontem que a distribuição de máscaras reutilizáveis pela população do concelho, que chegou a ser anunciada para o início do mês, só deverá avançar na próxima semana.
Questionado pelos jornalistas, o autarca adiantou que o atraso se deve ao “processo burocrático”, admitindo que a segunda quinzena do mês é o melhor momento para as distribuir, tendo em conta que coincide com uma nova etapa do desconfinamento, marcada pela reabertura de mais serviços e comércio, o que levará as pessoas a saírem mais à rua.
“Todas as habitações de Viseu vão receber por correio duas máscaras reutilizáveis. Optámos por esta modalidade, porque se forem descartáveis ao fim de três ou quatro horas deitam-se fora e pronto. Estas reutilizáveis, após a lavagem a determinada temperatura, podem ser reutilizáveis umas dezenas de vezes”, explicou, acrescentando que as famílias numerosas receberão mais do que as duas máscaras previstas, que serão ainda acompanhadas por um folheto com recomendações de segurança e utilização. “Como não são descartáveis, também não são deixadas na via pública como também está a acontecer, pelo que é a solução mais amiga do ambiente”, disse o autarca.
“Ficaremos com algum stock para poder acudir a uma ou outra situação. Poderá haver uma ou outra falha de alguma casa que não esteja referenciada, e, nesse caso, a pessoa que não receba comprovadamente poderá articular com as juntas de freguesia”, referiu ainda.
Os agregados familiares contemplados são os que constam da base de dados dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu