Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Centro hospitalar usa “testes rápidos” para detectar SARS-CoV-2


Quarta, 13 de Maio de 2020

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) começou esta semana a usar testes de SARS-CoV-2, o vírus responsável pela covid-19, da empresa norte-americana Cepheid. De acordo com fonte do centro hospitalar a vantagem do teste é a rapidez com que se obtém o resultado, disponível cerca de uma hora depois de feita a recolha, e a vantagem de não necessitar dos meios técnicos a que obrigam outros testes, que, para já, ainda têm de ser realizados fora do centro hospitalar.
Em comunicado, o conselho de administração do CHTV adianta que, espera obter, “a muito curto prazo, também a sua validação junto do Instituto Nacional de Saúde (INSA) Ricardo Jorge.
Os responsáveis referem ainda que “já está praticamente concluída a realização do layout” uma área “dedicada a Biologia Molecular e ajustada às novas (e futuras) exigências, designadamente, uma câmara de segurança biológica de nível 2 com sala de pressão negativa e a identificação do equipamento necessário” no laboratório do CHTV para a “execução de técnicas de biologia molecular, em total segurança”. A necessidade de criar essa área foi constatada após a visita duma técnica em Biossegurança, do INSA, às instalações.
Recorde-se que o CHTV foi obrigado a recorrer a uma empresa de Tondela para realizar testes de SARS-CoV-2 devido à actual falta de condições no laboratório, como admitiu a directora clínica recentemente.
No mesmo comunicado, o conselho de administração explica, perante notícias relacionadas com os testes covid-19, que “o actual laboratório não cumpria a totalidade das especificações técnicas para a sua realização, pelo que as amostras começaram por ir para a Unidade Local de Saúde da Guarda, que, a dada altura, não respondia com a celeridade desejável a uma boa gestão de camas e tratamento dos doentes suspeitos”.
“No contexto da pandemia, e de modo a corresponder ao Plano de Contingência na sua plenitude, foi estabelecido, a 23 de Março, um protocolo entre o CHTV e a empresa ALS Controlvet, sediada em Tondela, que possui recursos humanos, técnicos e o ‘know how’ para dar uma resposta atempada na realização de testes laboratoriais ao SARS-CoV-2, por um período de seis meses, renovável, a realizar gratuitamente”, adiantam ainda os responsáveis, acrescentando que “cabe ao CHTV efectuar as colheitas das amostras biológicas, assegurar o seu transporte até às instalações da Controlvet e fornecer os reagentes, e a esta empresa garantir a realização gratuita e com fiabilidade dos testes que recebe, directamente, os controlos do INSA para essa actividade, junto do qual obteve a validação para a realização”.
O CHTV salienta ainda a “excelente relação” com a ALS Controlvet “que muito tem
contribuído para o adequado controlo e tratamento dos doentes na pandemia covid-19”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu