Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leirena Teatro cria festival de artes para janelas, varandas e lares de Leiria


Sexta, 08 de Maio de 2020

O grupo Leirena Teatro vai organizar um festival para levar artes performativas ao espaço público e a lares e IPSS [instituições particulares de solidariedade social] de seis freguesias e uniões de freguesia do concelho de Leiria durante os meses de Maio, Junho e Julho. “Estado de excepção” é o nome do festival que terá 40 momentos e que, segundo, o director do Leirena Teatro tem intenção de levar arte até ao público, sobretudo a quem está confinado em lares e instituições, servindo ainda para apoiar artistas na área da performance e do teatro.
Segundo o director do grupo, “Estado de excepção” decorrerá nas ruas e praças, “até em cima da carrinha do Leirena”, onde artistas vão actuar para público nas janelas, varandas e jardins privados, “de modo a evitar deslocação de pessoas para assistir”. Frédéric da Cruz Pires explica à agência Lusa que o festival “respeitará todas as condições de segurança” e está autorizado pelas entidades de segurança e municipais desde que “não envolva aglomerados de mais de 10 pessoas, contando com técnicos e artistas”.
A população será avisada antecipadamente da realização das apresentações e alertada das limitações. “Caso haja um aglomerado em número superior a dez pessoas, será comunicado um aviso. Caso o aglomerado se mantiver, será dada a actividade como terminada”, acrescenta.
A estreia é hoje, dia 8, na Associação de Solidariedade Social de Marrazes, às 15h00, numa peça com o próprio Frédéric e também com o autor Diogo Binnema e o músico Tiago Ferreira. Também ao início da tarde de amanhã e de domingo há teatro no lar do Centro Social Paroquial dos Pousos e Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira, respectivamente.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu