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“O longe faz-se perto” junta utentes e família


Sexta, 08 de Maio de 2020

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu está a promover o projecto ‘O longe faz-se perto’, que permite o contacto entre utentes e seus familiares.


“O actual contexto de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus SARS-CoV-2, gerador da doença covid-19, obrigou à adopção de medidas excepcionais, designadamente a interdição das visitas aos doentes internados. Considerada uma medida fundamental tendo em vista a limitação da propagação da doença em contexto hospitalar, cria, contudo, constrangimentos àquela que é uma das principais formas de expressão social de apoio”, adiantam os responsáveis do centro hospitalar em comunicado, acrescentando que nessa perspectiva, “tornou-se fundamental implementar metodologias alternativas que permitam, de algum modo, minimizar o impacto da suspensão deste momento privilegiado de contacto entre os doentes e as pessoas mais significativas”.


Foi assim que o centro hospitalar avançou com o projecto ‘O longe faz-se perto’, que permite criar um canal privilegiado de contacto entre o utente internado e a pessoa de referência e assim poder minimizar o afastamento físico e emocional dos nossos doentes com a família ou pessoas mais próximas.


Graças ao apoio da Altice Portugal, que cedeu gratuitamente 25 tablets e respectivos cartões de acesso à internet, já é possível aos doentes internados contactar os familiares através de uma vídeo-chamada, com o apoio das equipas de enfermagem, que se encarregam de dinamizar a concretização da chamada, combinando antecipadamente o horário e dando todo o apoio necessário ao doente internado na realização da mesma.



Retoma de actividades


O Centro hospitalar anunciou também a retoma progressiva de algumas das actividades assistenciais que tinham sido suspensas no âmbito do Estado de Emergência. Essa retoma irá ser “gradual, dinâmica e monitorizada, de forma a salvaguardar o cumprimento escrupuloso de regras de saúde pública, mantendo a prontidão de resposta necessária a um eventual aumento da incidência da covid-19”. Assim, o centro hospitalar manterá a actividade assistencial com recurso a meios não presenciais e irá retomar a actividade presencial no âmbito da Consulta externa e da Realização de Exames Complementares de Diagnóstico.


Os utentes só deverão comparecer no hospital após contacto telefónico.


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