Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Aprovadas obras de requalificação no Estádio do Fontelo


Sexta, 08 de Maio de 2020

O executivo municipal aprovou a proposta de adjudicação, do compromisso e da minuta do contrato da empreitada de requalificação da pista de atletismo, do relvado e da rede de rega do Estádio Municipal do Fontelo, assim como da Rua Anacleto Pinto, que dá acesso ao recinto desportivo.
De acordo com a autarquia, a intervenção representa um investimento de 1,5 milhões de euros e tem um prazo de execução de 210 dias.
O projecto prevê a colocação de um novo piso sintético, essencialmente destinado ao atletismo, cumprindo as normas da Federação de Portugal de Atletismo e da Associação Internacional de Federações de Atletismo, permitindo que o recinto esteja apto a acolher provas nacionais e internacionais. Os topos do campo de futebol, nos quais se desenvolverão as restantes disciplinas de atletismo, serão de igual modo requalificados. O projecto prevê ainda a aquisição de material novo e homologado que permita a prática e o treino das diversas disciplinas de atletismo.
Na zona destinada essencialmente à prática do futebol, será aplicado um novo relvado, com recurso a relva natural por sementeira. Também está prevista a renovação do sistema de rega, passando a fazer-se através de aspersores de ‘pop-up’ de grande alcance e elevado rendimento, substituindo os actuais canhões de rega, que se tornam menos eficientes em termos de eficiência hídrica, e a renovação da drenagem profunda do campo com a construção de novos drenos.
O Município de Viseu pretende também instalar um depósito para efeitos de recolha e reaproveitamento das águas de nascentes e pluviais com mais de 100 metros cúbicos de capacidade, que evitará o uso de água da rede de abastecimento do município, tornando assim “mais auto-sustentável” o sistema de rega do estádio.
O projecto prevê ainda a requalificação da Rua Anacleto Pinto, que integrará a futura requalificação da Mata do Fontelo. A intervenção prevê a remoção do pavimento e respectivos lancis. Segundo a autarquia, o arruamento terá o seu perfil transversal revisto com eliminação da delimitação dos passeios e aumento da sua largura, aumento da área das caldeiras para árvores, diminuição da largura do arruamento e a sua pavimentação integral. A “reconversão” do arruamento permitirá limpar o muro de vedação do Estádio Municipal do Fontelo.

“Ambição antiga”
“Com esta obra, cumpre-se uma ambição antiga, mas também se dá um grande passo na modernização do estádio do Fontelo”, defende o presidente da Câmara Municipal de Viseu, lembrando que todas as intervenções já realizadas e as que estão previstas no complexo desportivo integram o plano global de valorização da mata quinhentista do Fontelo.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu