Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Teatro Viriato junta vários artistas para “Consultório Vizinho”


Quinta, 07 de Maio de 2020

O Teatro Viriato promove, a partir de amanhã e até domingo, o ‘Consultório Vizinho’, a quarta série do festival telefónico que, pela primeira vez, acontece também através de performances porta-a-porta, de bilhetes, cartas e na Zoom, juntando artistas associados do Teatro Viriato e um artista vizinho.
A iniciativa propõe reencontros, cantar à porta e ou à janela, assistir a pores do sol, partilhar palavras e ou uma reunião de condomínio, uma teatro-chamada e até ensinar como cometer o crime exemplar entre vizinhos. Ana Bento, Fernando Giestas, Graeme Pulleyn, Leonor Barata, Nuno Veiga, Rafaela Santos, Romulus Neagu, Sónia Barbosa e Ricardo Fonseca Mota apresentam oito performances a partir de Abraveses, da Freguesia de Viseu, de Santarinho, de Vildemoinhos, do Parque Urbano de Santiago, de Canas de Senhorim e de Tábua.
A partir da rua, Ana Bento está disponível para levar à porta e/ou à janela dos seus vizinhos músicas repletas de histórias, como aquela da galinha da vizinha que foi roubada e morta por amor.
Graeme Pulleyn e Rafaela Santos convocam os seus vizinhos para uma inusitada e diferente assembleia geral extraordinária de condóminos na Zoom, que tem como ordem de trabalhos um novo plano de repovoamento de Portugal e a organização dos preparativos para as celebrações pós-covid.
Ao telefone, Leonor Barata ensaia versos com os vizinhos, incentivando a partilha de novas palavras que se possam tornar novas acções.
Haverá também um serviço de consultadoria telefónica para matar o vizinho mais indesejado, com Nuno Veiga a apresentar soluções para o planeamento, execução e ocultação de pistas e vestígios do seu homicídio exemplar, numa performance ficcionada que promete sobretudo matar com eficácia o mau humor.
Romulus Neagu apela a todos os vizinhos para que o ajudem a reavivar a memória do seu amigo bailarino Baryshnikov. A atriz Sónia Barbosa partilhará a sua história e o pôr-do-sol com os seus vizinhos à distância de uma chamada, como se estivessem sentados, lado-a-lado, num banco de jardim. Também ao telefone, o dramaturgo Fernando Giestas sugere uma peça de teatro que se centra no poder da partilha que este canal de comunicação permite entre duas pessoas.
No campo da literatura, Ricardo Fonseca Mota quer perceber o que nos separa dos nossos vizinhos, e a partir das respostas irá proporcionar encontros e quiçá trocas de limões.
 As marcações para as diferentes performances devem ser feitas junto da bilheteira do Teatro Viriato, através do email [email protected] ou do número 924 454 409 de segunda a domingo, entre as 13h00 e as 19h00.
O ‘Consultório Vizinho’ é a quarta edição de um festival telefónico no qual Patrícia Portela, directora artística do Teatro Viriato, convida artistas para criarem peças para o palco telefónico do Teatro Viriato e desafiarem o seu conceito. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu