Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Condeixa-a-Nova regista 135 casos de Covid-19


Quarta, 06 de Maio de 2020

Condeixa é o segundo concelho da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) que regista o maior número de casos confirmados de Covid-19 (135). Coimbra está no topo da listagem com 508 infectados com o novo coronavírus.
No entanto, o acréscimo repentino de infectados verificado, em Condeixa, nos últimos dois boletins de situação epidemiológica divulgados pela Direcção Geral de Saúde (DGS) – segunda-feira (7) e ontem (64) -, nos quais os números de infectados ascenderam a 135 no concelho não correspondem ao aparecimento de novos doentes, mas sim a uma actualização do número já existente e do conhecimento das autoridades de saúde.
«Conforme indicado no boletim da DGS, o número de casos por concelho apresentado baseia-se nas notificações clínicas no sistema SINAVE, que correspondem a 86% do universo geral de casos. Neste contexto, verifica-se que nos últimos dois dias foi feito um acerto do número de notificações clínicas em vários concelhos da região, proporcional ao aumento verificado no boletim da DGS», esclareceu João Pedro Pimentel.
Assim, acrescenta o delegado de Saúde Regional do Centro, «os 71 casos de diferença em Condeixa-a-Nova nos últimos dias não correspondem a um aumento real». Importa antes referir que, como exigem as melhores práticas, «todos eles eram já do conhecimento dos serviços de saúde pública», explica. «Logo que identificados, através de resultados laboratoriais positivos, os mesmos foram acom­panhados pelas autoridades de saúde locais e regionais, com implementação imediata das medidas de saúde pública adequadas, tais como isolamento, afastamento dos contactos, realização de testes de diagnóstico», além, naturalmente, da «necessária intervenção clínica da responsabilidade das unidades ou dos serviços de saúde».
Em termos totais, os municípios da CIM-RC apresentam actualmente 920 pessoas infectadas com o novo coronavírus, estando a caracterização demográfica dos casos distribuída da seguinte forma: Coimbra (508), Condeixa (135), Cantanhede (62), Tábua (33), Figueira da Foz (28), Soure (21), Penacova (19) Mealhada (18), Montemor (18), Miranda do Corvo (16), Lousã (15), Oliveira do Hospital (11), Góis (9), Mortágua (8), Arganil (7), Mira (4), Penela (4) e Vila Nova de Poiares (4).
Pampilhosa da Serra mantém-se fora da listagem, uma vez que o boletim da DGS, por motivos de confidencialidade, não apresenta os dados quando os casos confirmados são inferiores a três.
Na região das Beiras, o boletim, com dados fechados até às 24 horas do dia 4 de Maio, demonstra um aumento de 11 novos casos, passando a região a ter na sua totalidade 3.489 infectados com Covid-19, e mais dois óbitos (211).
A nível nacional registam-se agora 1.074 mortes relacionadas com a Covid-19 e 25.702 infectados. O boletim de ontem indica que morreu a primeira pessoa em Portugal abaixo dos 30 anos (faixa etária 20-29 anos).


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu