Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Figueiró dos Vinhos: Florestgal espera gerir 120 mil hectares de floresta em 2060


foto: Arquivo Quarta, 29 de Abril de 2020

A empresa pública Florestgal, criada em 2018 e sediada em Figueiró dos Vinhos, um dos concelhos afectados pelo grande incêndio de Junho de 2017, conta expandir o território sob sua gestão com três mil hectares novos por ano, admitindo chegar a 2060 com 120 mil hectares.
"Estimamos um aumento de três mil hectares por ano", disse à agência Lusa o presidente da Florestgal, José Miguel Medeiros, referindo que o objectivo passa por chegar a 2060 com cerca de 120 mil hectares sob sua gestão, considerando que, para isso, também vão contribuir "os terrenos que não estão registados, sem dono".
Apesar da perspectiva de passar a gerir terrenos que no âmbito do cadastro florestal não têm dono identificado, a Florestgal pretende também procurar activamente terrenos que possa gerir, tendo como preferência acordar arrendamentos a longo prazo, ao invés de os comprar, esclareceu.
"Em princípio, [a empresa] não vai comprar. Não temos capacidade financeira para isso nesta fase. Não queremos ser proprietários. Queremos ser bons gestores", acrescentou.
Segundo José Miguel Medeiros, cerca de 50 proprietários que totalizam à volta de 300 hectares de terrenos florestais na zona do Pinhal Interior já manifestaram a intenção de entregar a gestão das propriedades à empresa, acreditando que ainda este ano será possível formalizar algum tipo de acordo.
A empresa quer desenvolver uma gestão florestal que olhe para utilizações complementares e diversas dos terrenos, integrando floresta de conservação e de produção, ao mesmo tempo que aposta em sectores complementares co­mo a pastorícia ou o turismo, esclareceu.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu