Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Juntas de freguesia apoiam instituições com equipamento


Sexta, 24 de Abril de 2020

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu, a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu são apenas três exemplos de instituições que têm sido apoiadas por algumas das juntas de freguesia do concelho.
A Junta de Freguesia do Campo revelou recentemente nas redes sociais que entregou às instituições particulares de solidariedade social da freguesia material de protecção individual, nomeadamente, centenas de máscaras descartáveis, viseiras e luvas.
“Estaremos sempre dispostos a colaborar para aliviar o peso que a aquisição destes equipamentos tem nos custos das instituições”, explica a autarquia na sua página do Facebook, acrescentando que contou com ofertas “de pessoas da freguesia, assim como com a preciosa colaboração de um grupo de amigos que está ainda a produzir cerca de mil máscaras”.
De acordo com a Junta do Campo, estão a ser preparadas outras iniciativas “para a protecção de todos”, destacando os “gestos de gente com um coração grande que partiu para a acção sem pedir nada em troca”.
Outro exemplo é a Freguesia de Viseu, que, em complementaridade ao Viseu Ajuda, “e numa colaboração directa e abnegada com a Turma do Funil, tem feito chegar, diariamente, aos agregados familiares mais carenciados e mais desprotegidos, um cabaz de alimentos”.
A Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador também decidiu “mais uma vez a apoiar as instituições que melhor sabem cuidar das pessoas mais vulneráveis”. Nesse sentido, doou viseiras e máscaras cirúrgicas de protecção, para os utentes e colaboradores da APPACDM e da APCV.
Os Bombeiros Voluntários de Viseu também aproveitaram as redes sociais para dar conta dos apoios que têm recebido da sociedade civil, falando num “impressionante apoio solidário” proveniente de diversas entidades, empresas e cidadãos individuais, entre as quais a Junta de Freguesia de Abraveses que entregou equipamentos de protecção individual. “Estas ofertas são determinantes para aumentar a resposta dos bombeiros a esta pandemia”, sublinha a associação, admitindo que “em fase crítica, todos os pequenos gestos geram alento, esperança e têm um impacto positivo na abordagem do problema”.

João Félix volta a ajudar
Quem também decidiu apoiar os Voluntários foi o jovem futebolista viseense João Félix, que actualmente se encontra ao serviço do clube espanhol Atlético de Madrid. Tal como já tinha feito com o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, o atleta não esqueceu as instituições da terra natal e a sua luta contra a covid-19, oferecendo equipamento de protecção individual.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu