Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Livro sobre monumentos de Viseu disponível online


Terça, 21 de Abril de 2020

O livro ‘Neo-Topografia Gráfica e descritiva de Monumentos e Memoriais Viseenses’ está disponível online e para download. Trata-se de um dos projectos integrados na programação nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios deste ano e foi concebido como base de dados de elementos de espaços públicos existentes na cidade de Viseu, contemplando “uma recolha informativa e gráfica do que vulgarmente se toma como monumento ou memorial”. As pranchas gráficas criadas e os recortes estão acessíveis e orientados para o público infanto-juvenil.
Coordenado por Rui Macário Ribeiro e Luís Belo, o livro apresenta um conjunto de visões e possíveis caminhos por entre a arte pública viseense. O livro conta com os contributos de alguns dos autores que mais se têm destacado na produção da temática, como é o caso de como José Guilherme Abreu, Laura Castro, José Cirillo e Ruben Marques.
Numa primeira fase, foram seleccionados e registados mais de 80 elementos de espaços públicos viseenses, distribuídos por 14 tipologias, tendo-se ‘descoberto’, por exemplo, obras da escultora Irene Vilar, de Pedro Calapez e de Fernando Conduto.
Para aceder aos materiais e ao conteúdo do projecto, basta entrar em neotopografia.projectopatrimonio.com
‘Neo-Topografia Gráfica e Descritiva de Monumentos e Memoriais Viseenses’ foi um dos projectos que obteve financiamento através da linha ‘Criar’ do programa municipal de apoio Viseu Cultura.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu