Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Teatro Viriato promove “assalto” revolucionário


Terça, 21 de Abril de 2020

O Teatro Viriato vai promover, a partir de sexta-feira, e ao longo de três dias, um programa comemorativo que tem como objectivo “recuperar a memória de 1974”. Em pleno estado de emergência, o Teatro Viriato preparou iniciativas que juntam Aldina Duarte, Jorge Silva Melo, Joana Craveiro, Alexandra Freudenthal, Tânia Guerreiro, Estêvão Antunes e Jorge Andrade.
Em comunicado, o Teatro Viriato explica que, “tal como em 1974, em 2020 esta ‘Revolução na Montanha’ inicia-se com a senha e contra-senha que dão o sinal para avançar”, com Aldina Duarte e Jorge Silva Melo, numa comunicação com transmissão online para assistir no SubPalco, na sexta-feira, às 10h00 e às 22h55, respectivamente.
 No sábado, 25 de abril, o programa tem várias frentes. Às 8h00, o Teatro do Vestido avança pelas ruas de Lisboa, com a estreia da performance ‘E naquele dia saímos para uma cidade lavada e livre’, construída propositadamente para assinalar o dia 25 de Abril deste ano. Ao longo de 12 horas, Joana Craveiro munida da sua lancheira, um mapa e alguns objectos, reencontrar-se-á no percurso da revolução. Ao longo do ‘novo assalto’, comunicados poéticos serão lançados, partilhando assim as estórias da história de uma revolução, sempre em directo para o SubPalco.
Também ao início da manhã, é lançada na rádio e, posteriormente, às 10h00, nas plataformas digitais do Teatro Viriato, a palestra ‘Português Entrecortado’, que é um excerto de ‘Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas’.
O espectáculo, do Teatro do Vestido, reflecte sobre 80 anos de história de Portugal. No excerto, gravado durante uma apresentação em Fevereiro deste ano no Teatro Viriato, são contadas “memórias de um golpe militar mais tarde tornado revolução popular, a partir das comunicações radiofónicas, televisivas, de senhas musicais ou senhas em papéis amarelos”.
Alexandra Freudenthal, Tânia Guerreiro e Estêvão Antunes, do Teatro do Vestido, descreverão o que se via das janelas, e do Cristo Rei, em ‘Crónicas das Entrelinhas’, à distância de um telefonema para o ‘Consultório Revolucionário’, nome dado ao ‘Festival Telefónico’ do Teatro Viriato.
No domingo, o ‘Consultório Revolucionário’ regressa com o Teatro do Vestido, das 15h00 às 17h00, centrado na libertação dos presos políticos de Caxias. O encenador e dramaturgo Jorge Andrade irá analisar o curso da história, com o texto ‘Your Best Guess’, de Chris Thorpe, das 18h00 às 20h00.
Para participar nos ‘Consultórios Revolucionários’, basta fazer a respectiva marcação através da nossa bilheteira disponível a partir das 13h00 às 19h00, até sexta-feira, através do número 924 454 409.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu