Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mangualde toma medidas extraordinárias para impedir maior propagação


Sexta, 17 de Abril de 2020

O Município de Mangualde deu conta das medidas que tomou na sequência dos primeiros casos no concelho, surgidos no Lar de S. José, em Santiago de Cassurrães, em parceria com a protecção civil, a GNR e os serviços de saúde.
Após a realização de um rastreio geral de testes a todos os funcionários e utentes, foi possível verificar a existência de testes positivos a 11 funcionários e 38 utentes.
Estes resultados permitiram uma posterior intervenção, destacando-se o confinamento dos funcionários que tiveram teste positivo, com o devido acompanhamento dos serviços de saúde, e a desinfecção imediata dos corredores de circulação do lar e dos espaços exteriores, por elementos da Unidade Local de Protecção Civil da União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, voluntários do agrupamento de escuteiros de Mangualde e equipas de desinfecção da autarquia e posterior desinfecção de todo o interior do edifício pela equipa da Unidade Especial de Protecção e Socorro (UEPS) especial da GNR.
Verificou-se ainda a transferência dos utentes com teste negativo para um edifício adjacente dentro do mesmo complexo, com instalação de 16 camas fornecidas pela câmara para a instalação dos utentes com teste negativo. Instalaram-se igualmente 7 camas no edifício da Associação de Contenças de Baixo, para alojamento dos voluntários, com roupa fornecida pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, com fornecimento a cargo da câmara de refeições a estes voluntários.
No sentido de libertar recursos, os apoios domiciliários a idosos, que estavam a cargo do Lar S. José, passaram a ser realizados pelos Centros de Dia da Cunha Baixa e do Complexo Paroquial de Mangualde.
Foram reforçados os Equipamentos de Protecção Individual (EPI) pela Câmara, pela Junta de Freguesia, pela Segurança Social e por donativos de várias empresas, bem como das equipas de trabalho pela integração de 7 jovens voluntários, estudantes do último ano de enfermagem, da Escola Superior de Saúde de Viseu, com o apoio do IEFP.
Foi ainda decido estabelecer uma reunião semanal de acompanhamento e apoio do Lar, com a seguinte constituição: câmara municipal, junta de freguesia, protecção civil, direcção do lar, médico e técnica do lar, delegada de saúde, equipa multiprofissional do Centro de Saúde de Mangualde.

Autarquia enaltece
comportamento cívico
O município entende que o comportamento das pessoas tem sido caracterizado por um “grande civismo, com respeito pelo isolamento e distanciamento social e demais recomendações, mas há, todavia, margem para melhorar. Na Páscoa, foram efectuadas cerca de 50 notificações pela GNR por incumprimento da proibição dos movimentos inter-concelhios e outros comportamentos inadequados”, refere, acrescentando que também lamenta “alguns encontros e fluxos sociais e familiares desta época que foram contraproducentes em relação ao combate à propagação da COVID 19”.
A edilidade enfatiza ainda a entrega de EPI ao Lar de Santiago de Cassurrães e aos bombeiros de Mangualde.
“Todas as medidas lançadas estão em pleno desenvolvimento, como a linha social de apoio, a adaptação dos serviços da câmara a esta nova condição pública, a desinfecção dos lugares públicos, como paragens de autocarros, zonas de táxis, bancos de jardim, bem como espaços exteriores a supermercados, padarias, papelarias, bancos, CTT, escolas, entidades da administração local, Unida-de Saúde Familiar, Centro de Saúde e Estação Ferroviária”, conclui a autarquia.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu