Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

‘Domingo’ nasceu em quarentena e é a nova ‘curta’ de realizador leiriense


texto: Helena Amaro / foto: DR Sexta, 17 de Abril de 2020

Chama-se ‘Domin­go’ e é a nova curta-metragem do realizador leiriense Bruno Carnide. Produzida em plena quarentena e sem apoios, a no­va ‘curta’, que Bruno Carnide prefere apelidar de “micro- -filme”, dado os dois minutos de duração, foi realizada em apenas 15 dias.
“Fiz o ‘Domingo’ para me entreter um pouco. Não gosto de ficar parado muito tempo, e quando isso acontece, começo logo a pensar nalguma coisa para fazer. Isso por um lado é bom, mas às vezes é muito chato, pois gostava apenas de ficar parado”, conta Bruno Carnide, explicando que o filme começou com um convite para um videoclip, que rapidamente adulterou para a forma de filme de animação.
A história é muito simples: “Um dia de quarentena, mais especificamente um domingo, onde nada acontece, apenas vemos o tempo a passar e a transformar-se. É isso que têm sido os dias da grande maioria de nós, e foi isso que tentei retratar”. Ao nosso jornal, Bruno Carnide explica por que optou pela animação: “É uma área que tenho vindo a explorar, e era também o que fazia mais sentido, pois a nível de filmagens estaria um pouco mais limitado”. ‘Domingo’ foi inspirado em trabalhos de diversos artistas contemporâneos, co­mo o famoso ‘The Fork’, do fotógrafo André Kertész.
A película pode ser visionada ‘online’, através do ‘site’ de Bruno Carnide ou no ‘link’ https://vimeo.com/405825131, sem passar pelo circuito tradicional de curtas-metragens, como festivais, mostras ou vendas na Internet.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu