Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Associação Dimitri Francisco oferece berço ao Centro Hospitalar


Legenda: Entrega decorreu ontem, no Hospital de Santo André, em Leiria (Cristiana Alves/texto/Luís Filipe Coito/foto) Quinta, 09 de Abril de 2020

A Associação Dimitri Francisco entregou ontem um novo ber­ço ao Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), na sequência das visitas de Natal que a associação tem promovido ao longo dos últimos três anos a vários serviços do Hospital de Santo André, em Leiria, e do Hospital Distrital de Pombal, em que leva um trenó e distribui presentes por pequenos e adultos internados naquelas unidades hospitalares.


“No último Natal este material estava esgotado, pelo que não nos foi possível fazer esta entrega em Dezembro. Assim, aproveitámos a ocasião do Dia Mundial, assinalado na terça- -feira, para entregar o berço ao CHL”, explica, ao nosso jornal, o representante da Associação Dimitri Francisco, adiantando que esta era uma “necessidade absoluta” da unidade hospitalar.


“Uma vez que o equipamento já estava disponível e era uma necessidade absoluta do CHL, não quisemos esperar mais e decidimos fazer já a entrega”, acrescenta Michael António.



Associação já entregou 300 viseiras de protecção


Face à pandemia de Covid-19, a Associação Dimitri Francisco, sediada em Pombal e como foco no desenvolvimento de projectos de solidariedade social, tem vindo a produzir viseiras de protecção para entregar nas unidades de saúde pública do concelho de Pombal, no Hospital Distrital de Pombal e em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do município pombalense.


Até agora, foram já entregues 300 equipamentos de protecção individual, estando agora prevista a entrega de mais cin­co mil viseiras, duas mil luvas cirúrgicas e 2.500 máscaras cirúrgicas.


“Estamos a aguardar a chegada desta encomenda para fazer a distribuição gratuita junto das entidades que mais necessitam”, refere Michael António, avançando que vão também ser entregues equipamentos de protecção individual ao Hospital Pediátrico de Coimbra.


Segundo o representante, é com “preocupação” e “precaução” que os elementos da associação vêem o facto de o concelho de Pombal estar a ser o mais afectado, no âmbito do distrito de Leiria, pelo novo coronavírus em relação ao número de infectados e de mortes.


“Face a esta situação, tivemos necessidade de contribuir, de alguma forma, para a protecção da população, sobretudo as pessoas que estão nas IPSS. Enquanto tivermos material disponível para entrega, nós vamos continuar a fazer estes donativos, seja no concelho de Pombal, seja noutros concelhos e instituições que estejam carenciados deste tipo de ajuda”, garante Michael António, aproveitando para agradecer “aos mecenas” e “a todos os sócios” da Associação Dimitri Francisco, que “muito contribuem para a sua actividade”. 



Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu