Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Bruxelas aprova apoios para sector das pescas e aquicultura em Portugal


Quarta, 08 de Abril de 2020

A Comissão Europeia deu hoje ‘luz verde’ ao regime português de apoio ao sector das pescas e aquicultura para fazer face à pandemia covid-19, considerando que a linha de crédito até 20 milhões de euros respeita as regras europeias. “O regime português permitirá a concessão de empréstimos num montante até 20 milhões de euros a pequenas e médias empresas do sector das pescas e da aquicultura a taxas de juro bonificadas. Ajudará estas empresas a cobrir as necessidades imediatas de liquidez e a prosseguir as actividades nestes tempos difíceis”, comentou a vice-presidente executiva Margrethe Vestager, responsável pela pasta da Concorrência.
Em comunicado, o executivo comunitário recorda que Portugal notificou a Comissão de um regime de uma linha de crédito de 20 milhões de euros para apoiar as empresas do sector das pescas e da aquicultura no contexto da pandemia de coronavírus, tendo Bruxelas julgado a medida “necessária, adequada e proporcionada”.
O apoio público consistirá na concessão de empréstimos num montante até 20 milhões de euros com taxas de juro bonificadas destinados a auxiliar as empresas do sector das pescas e da aquicultura (empresas de pesca, organizações de produtores, empresas activas na transformação de produtos da pesca e da aquicultura) para que consigam superar as dificuldades de tesouraria decorrentes da actual crise, aponta Bruxelas.
O regime, que o Governo aprovou em Conselho de Ministros em 20 de Março, será acessível às pequenas e médias empresas (PME) do sector das pescas e da aquicultura, visa permitir que as empresas mais afectadas pela crise actual tenham acesso, com custos reduzidos, aos meios financeiros de que necessitam para manter as suas actividades.
A Comissão considerou que a medida respeita as novas condições que estabeleceu na semana passada no contexto da pandemia covid-19, recordando que “os contratos de empréstimo terão de ser assinados até 31 de Dezembro de 2020 e estão limitados a um máximo de seis anos” e “o montante total do empréstimo concedido por empresa não pode exceder 25% do volume de negócios total em 2019, com algumas excepções em casos devidamente justificados”.
Por fim, “o montante subjacente do empréstimo por empresa é limitado ao necessário para cobrir as necessidades de liquidez num futuro previsível”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu