Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Vouzela apoia os munícipes em mais de 300 mil euros


Terça, 07 de Abril de 2020

O Município de Vouzela aprovou o Plano de Reacção à Pandemia COVID-19 com o objectivo de “contribuir activamente para minimizar o impacto económico e social da COVID-19 na sua comunidade”.
Este plano inclui mais de 30 medidas que dão prioridade ao apoio dirigido às famílias e às empresas, mas também às instituições de solidariedade social, à cultura e ao desporto, com entrada imediata em vigor.
Para as famílias foi aprovada a redução das tarifas no consumo de água, saneamento e resíduos; o reforço dos apoios às crianças e jovens do concelho no âmbito da educação e apoio ao estudo; a suspensão do pagamento ao município das rendas habitacionais; e reforço das verbas de apoio social para compra de medicamentos e cabazes de alimentos.
Destinado às empresas foi aprovada a suspensão do pagamento ao município das rendas comerciais; o apoio aos encargos de estabelecimentos comerciais encerrados por imperativos legais; a isenção de taxas de esplanadas e de publicidade aos empresários do concelho, por forma a apoiar directamente os negócios locais e o tecido empresarial; a valorização dos órgãos de comunicação social locais; e a isenção de derrama para todas as empresas com um volume de negócios igual ou inferior a 150 mil euros.
Em relação às instituições de solidariedade social foram aprovadas as seguintes medidas: reforço do apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vouzela; distribuição de equipamentos de protecção individual aos agentes de protecção civil e instituições ao serviço da comunidade vouzelense; e a realização de testes de diagnóstico gratuitos à COVID-19 a colaboradores e utentes das instituições sociais do concelho.
De acordo com a autarquia “estas medidas são de carácter excepcional, face ao contexto actual de emergência, sendo complementares a outras decretadas ou a decretar pelo Governo”.
Para Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, “trata-se de um esforço financeiro da autarquia para com a comunidade vouzelense”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu