Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Escola de Saúde quer abrir Centro de Atendimento da linha SNS24 em Leiria


foto: António Cotrim/Lusa sexta, 03 abril 2020

A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria lançou um apelo aos profissionais de saúde da região para “reforçar o contributo nesta altura de emergência nacional de combate ao coronavirus”.
Neste âmbito, e com o propósito de abrir um Centro de Atendimento da linha SNS24 em Leiria, a ESSLei fez circular um questionário de manifestação de interesse, onde solicitava aos profissionais de saúde que indicassem uma média de horas de possível colaboração por semana.
“A Escola de Saúde do Politécnico de Leiria organizou um primeiro contacto no sentido de perceber a adesão à ideia de proporcionar condições para reforçar a linha SNS24, para posteriormente apresentar a iniciativa junto do Ministério da Saúde e avançar com a implementação no terreno”, começava por explicar a escola superior na nota introdutória do questionário.
Assim, “foram criadas as condições físicas e técnicas e, em articulação com a SPMS e Altice, mantendo-se o propósito altruísta inicial, foi definido adicionalmente que vai ser pago a quem prestar este serviço 8,15€ por hora”, com acréscimo de 25% nos períodos nocturnos e aos fins-de-semana e feriados, bem como um acréscimo de 75% no turno nocturno durante os fins-de- -semana e feriados.
“Atendendo a que na sua maioria são profissionais que já trabalham em cuidados de saúde, não é muito fácil para já definir os horários. Ainda assim, solicita-se que no questionário se coloque uma média de horas de possível colaboração por semana, salvaguardando a volatilidade inerente ao trabalho por turnos e atendendo à actual situação nacional”, apelava ainda a Escola Superior de Saúde do Politécnico, que pretende “reforçar ainda mais a adesão inicialmente demonstrada”. 

Diários Associados