Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Lar de Almalaguês desinfectado no dia em que soma mais dois doentes


Quinta, 02 de Abril de 2020

O A Residência Sénior do Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (CPBESA) foi ontem alvo de trabalhos de desinfecção, na sequência dos sucessivos casos confirmados da presença da Covid-19 em utentes e funcionários da instituição. A desinfecção aconteceu no dia em que a instituição recebeu a confirmação da existência de mais dois utentes infectados, elevando assim para 18 o números de contaminados pelo novo coronavírus.
Bombeiros Sapadores, GNR e Protecção Civil estiveram envolvidos nas operações que decorreram de forma faseada e sem necessidade de evacuação do edifício, conforme contou ao Diário de Coimbra Elza Carvalho, directora da instituição, explicando que depois dos trabalhos vai ser preciso uma «reorganização» do espaço de forma a que os não infectados possam ter alguma vida social longe dos infectados que estarão em isolamento.
Na terça-feira, a direcção do CPBESA dava conta nas redes sociais da actual situação vivida pela instituição, dando nota da existência de 16 utentes infectados, dos quais três internados no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Ontem, e com a chegada de novos resultados de testes, confirmou-se a presença do novo coronavírus em mais dois utentes, que estão em isolamento, e quatro utentes que deram resultado negativo.
Segundo a directora, já todos os 33 utentes foram testados, mas o mesmo não acontece em relação aos funcionários. Dos 40 trabalhadores, apenas 22 já foram testados e ontem começou a realização dos testes aos restantes 18, num processo que a directora acredita que fique concluído até sábado, aguardando-se, depois disso, pelos resultados. Em relação aos funcionários já testados, três deram resultado positivo para a Covid-19 e encontram-se em isolamento nas suas habitações.
Recorde-se que no CPBESA já faleceram duas utentes vítimas da doença.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu