Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mais de 200 casos positivos no concelho de Coimbra


Segunda, 30 de Março de 2020

O número de casos de infecção pelo novo coronavírus ultrapassa os 200 no concelho de Coimbra, colocando-o na 8.ª posição na lista de Caracterização Demográfica dos Casos Confirmados, ontem divulgada pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito do Relatório da Situação Epidemiológica em Portugal.
De acordo com a DGS havia, até ontem, 199 pessoas infectadas em Coimbra, mas tendo em conta que a informação reportada por concelho é «relativa a 75% dos casos confirmados» poderá dizer-se que ultrapassavam as duas centenas os casos positivos ontem no concelho.
A lista ontem divulgada pela DGS inclui 132 concelhos portugueses com três ou mais casos e dela constam mais oito concelhos do distrito de Coimbra. A grande maioria tem mais casos do que no relatório anterior, como é o caso de Condeixa-a-Nova (com 13), Montemor-o-Velho (com 10), Cantanhede (com 8), mas também novas entradas, como é o caso da Lousã e Miranda do Corvo (ambos com 3 casos). Há ainda a acrescentar Soure (com 6 infectados) e Figueira da Foz e Penacova (ambos com 3 casos). Todos os números representam cerca de 75% dos casos em cada um dos concelhos, revela a DGS.

Mais 19% de mortes 15,3% de novos casos
No que respeita à região Centro, de acordo com o relatório epidemiológico, há 709 pessoas confirmadas como positivos na região Centro, o que representa um crescimento de 62 novos casos em relação ao relatório divulgado no sábado. Mantém-se o número de óbitos (28) e de doentes recuperados (10).
Tudo isto num dia em que, em Portugal, se chegou aos 119 mortos por Covid-19 e aos 5.962 casos confirmados de infecção, o que representa um aumento de 19% (mais 19 mortes) em relação aos óbitos confirmados no sábado e mais 15,3% no número de casos positivos (mais 792 do que no sábado).
De destacar, tal como se vem tornando cada vez mais evidente, o facto de o número dos que estão a aguardar resultados ser praticamente o mesmo do número de casos positivos. No relatório de ontem, havia 5.508 à espera de saber se estão ou não infectados pelo novo coronavírus. Estamos a falar de 570 pessoas a mais do que as que esperavam resultados de testes no sábado.
O número de casos recuperados mantém-se nas 43 pessoas, mas tem vindo a diminuir o número de contactos em vigilância pelas autoridades de Saúde. O relatório da DGS referia ontem em 17.785 pessoas, menos 2.142 pessoas.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu