Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Leiria activa Plano de Emergência Municipal


Sexta, 27 de Março de 2020

A Câmara de Leiria anunciou ontem de manhã a activação do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil (PMEPC), que se manterá em vigor, “pelo menos, enquanto estiver declarado o estado de emergência nacional”.
Mas afinal que mudanças ocorrerão com o PMEPC? Em primeiro lugar, fica definido que o posto de Comando Operacional Municipal funcionará, em permanência, no gabinete de apoio ao presidente da Câmara e na sede da Autoridade de Saúde Pública, e sob coordenação do presidente do município, e será constituído por elementos protecção civil municipal, bombeiros, forças de segurança e autoridade local de Saúde Pública.
Passará ainda haver uma “estreita articulação entre a Autoridade Municipal de Protecção Civil e a Autoridade de Saúde Pública, com o apoio do Instituto Politécnico de Leiria na identificação dos casos e das cadeias de transmissão”, anuncia o município numa nota de imprensa.
Pode ainda ler-se que caberá à referida estrutura a “definição de acções na fase de emergência e reabilitação em termos de garantias de funcionamento de empresas, de serviços de restauração e hotelaria, transportes e outras actividades essenciais à contenção de doença e à vivência individual e colectiva, bem como o contacto e coordenação com todas as instituições particulares, empresariais ou autárquicas”.
Além disso, o município avança que as pessoas oriundas de outras zonas do País ou de um país estrangeiro, “devem dar conhecimento da sua chegada às respectivas autarquias locais” e “manter-se em casa em isolamento profilático, pelo período mínimo de 14 dias”.
A activação do PMEPC de Leiria permitirá, ainda, “a limitação e/ou condicionamento dos serviços e infra-estruturas críticas no concelho, agilizar a coordenação política, institucional e operacional, bem como o fluxo de informação no concelho de Leiria”, explica o comunicado.
Além disso, os serviços municipais e todos os trabalhadores municipais “estão mobilizados, sem qualquer reserva”, para todas as acções inerentes à protecção civil.
Estas medidas surgem na sequência daquilo que o município considera fundamental, ou seja, “minimizar e conter possíveis vias de contágio no concelho de Leiria”, adiantando haver seis casos confirmados no concelhos de pessoas infectadas com a Covid-19. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu