Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Autarquia cria rede de apoio social


Quarta, 25 de Março de 2020

A Câmara de Mortágua, em articulação com a Santa Casa da Misericórdia local, Proteção Civil Municipal, Segurança Social e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, criou uma rede de apoio dirigida aos seniores, para que possam aceder aos bens essenciais que necessitam, sem sair de casa. As juntas de freguesia também colaboraram, fazendo a divulgação deste mecanismo de apoio junto das suas populações.
O serviço destina-se a pessoas com 65 ou mais anos (sem rectaguarda familiar), pessoas com doença crónica ou pessoas que estejam em quarentena decretada por autoridade de saúde.
Para o efeito têm ao seu dispor uma linha telefónica (231 927 440), através da qual poderão solicitar o tipo de apoio que precisam. O serviço assegura o fornecimento de refeições, medicamentos, alimentos, até ao domicílio da pessoa, substituindo-a nas suas deslocações, bem como o pagamento de água, luz e telefone, consoante as solicitações. O fornecimento de refeições a famílias carenciadas é outro dos apoios.
O presidente do município, José Júlio Norte, refere que “é crucial que os mais idosos e as pessoas com problemas crónicos de saúde fiquem em casa, na medida em que são um grupo com maior risco de ser atingido pelo vírus e consequentemente de transmissão”.
“Temos de quebrar a cadeia de transmissão do vírus, o que passa por proteger e resguardar este grupo etário, em especial. Todos nós sabemos o que aconteceu noutros países, nomeadamente na Itália e na Espanha, onde têm sido os idosos as principais vítimas do Covid-19”, acrescentou.
José Júlio Norte reforça o apelo para que “todos fiquem em casa”, e apenas saiam quando haja um motivo urgente ou de força maior, como ir à farmácia ou ao supermercado. Por outro lado, diz, “é preciso não baixar a guarda, porque o pico de casos ainda está para chegar, e portanto, temos de continuar a seguir as recomendações das autoridades de saúde para que possamos controlar esta situação e retomar a normalidade o mais rápido possível. Proteger a nós próprios e tomar os cuidados que têm sido recomendados, é também proteger os nossos familiares, amigos, e as outras pessoas. Todos nós temos de ser agentes de saúde pública neste momento”.
O autarca deixa um agradecimento à forma como os mortaguenses têm acatado e cumprido as recomendações das entidades de saúde e da Protecção Civil. “Tem sido um comportamento exemplar, e só desta forma, com a colaboração e o sentido de responsabilidade, de cada um de nós, podemos passar incólumes e vencer esta pandemia”, concluiu.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu