Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Duas utentes infectadas em lar de Almalaguês


Terça, 24 de Março de 2020

Duas utentes da Residência Sénior do Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês estão infectadas com coronavírus, depois de terem acusado positivo no teste de Covid-19. As duas mulheres, de 93 e 83 anos, estão internadas, desde sábado, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
«Foram diagnosticadas e já não regressaram», revelou Elsa Carvalho, com a directora técnica do Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês, no concelho de Coimbra, a referir que «há utentes em isolamento desde sábado». «Uns já estavam e outros ficaram no sábado», transmitiu.
A responsável do Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês referiu que a residência sénior tem 33 utentes, antes de garantir que «há um plano de contingência e o isolamento está a ser cumprido». Elsa Carvalho confirmou, ainda, que o centro de dia da instituição «está suspenso».
Também ontem começou a circular que duas funcionárias da Cavalo Azul - Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência, instituição dotada de um lar residencial e de um centro de actividades ocupacionais para pessoas com deficiência mental, em Marco dos Pereiros, no concelho de Coimbra, estarão infectadas pelo coronavírus.
Ao longo da tarde de ontem, por diversas vezes, o Diário de Coimbra tentou contactar, telefonicamente, Ana Paula Moreira, presidente da instituição, mas sem sucesso. Segundo foi possível apurar junto de fonte da Cavalo Azul, «há um caso em estudo de uma funcionária». «Mais nada», transmitiu a mesma fonte, que pediu para não ser identificada, dando conta que os utentes da instituição «estão em isolamento».

Sénior contaminada
no Lar São José, na Ilha
No Lar São José, na Ilha, no concelho de Pombal, uma utente também foi contaminada com o novo coronavírus, estando hospitalizada no CHUC. «Infelizmente esta situação afecta a todos», sublinhou, ontem, o pároco Fernando Carvalho, já depois de ter confirmado a contaminação.
Segundo foi possível apurar, a utente cruzou-se numa unidade de saúde com a mulher de 94 anos, que faleceu na freguesia do Carriço e cujo teste “post-mortem” deu positivo. Desconhece-se, no entanto, que tenha sido essa a cadeia de transmissão, mas é apontada como uma probabilidade.
Segundo Fernando Carvalho, que preside o Centro Social e Paroquial de Ilha, detentor do Lar São José, «estes dias agora são para fazer exames nos utentes e nas colaboradoras para verificarmos se há mais casos entre nós». «Os utentes estão todos bem cuidados nos seus quartos, as famílias contactadas e devidamente informadas e somos acompanhados e ajudados pela Junta de Freguesia, pelo município e pelos serviços de saúde», adiantou.
Numa altura em que o número de casos de contaminação em lares não pára de aumentar em Portugal, revela-se fundamental relembrar que a população sénior é, comprovadamente, a mais vulnerável à Covid-19, sucumbindo com maior facilidade à doença.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu