Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Marinha Grande isenta 50% do valor das facturas de consumo de água


Terça, 24 de Março de 2020

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai isentar 50% do valor das facturas de consumo de água de Março e Abril aos consumidores domésticos.
A medida foi divulgada num comunicado da autarquia, onde a presidente do município marinhense, Cidália Ferreira, apresentou um conjunto de medidas de apoio à população no âmbito do combate à pandemia de Covid-19.
Assim, e a par da isenção nas facturas da água, a autarquia da Marinha Grande pretende ainda atribuir uma verba até 75 mil euros para apoio ao Centro de Saúde da Marinha Grande com o objectivo de apoiar na aquisição de equipamentos, bem como um apoio extraordinário aos Bombeiros Voluntários do concelho até ao valor de 80 mil euros.
A isenção do pagamento dos serviços de água e taxas de publicidade, durante os meses de Março e Abril, a todas as empresas que comprovadamente não tenham despedido, nem terminado contratos de trabalho com os seus colaboradores, a prorrogação por dois meses do pagamento de rendas de habitação social, refeições escolares, contra-ordenações e coimas, a disponibilização de uma verba extraordinária, até 50 mil euros, para as associações que suspenderam actividades de interesse municipal e que o requeiram, e a suspensão de taxas dos mercados municipais do concelho de Abril até ao final de 2020 são outras das medidas anunciadas.

Município inicia desinfecção dos espaços públicos
Além das medidas propostas, a Câmara Municipal da Marinha Grande iniciou ontem a desinfecção periódica dos espaços públicos, em todas as freguesias, nas zonas de maior circulação como Centros de Saúde, grandes superfícies comerciais, farmácias, bancos, paragens de autocarros e rodoviária.
O município marinhense vai ainda disponibilizar quartos para os profissionais de saúde que prestam serviços no Centro de Saúde da Marinha Grande e/ou no Centro Hospitalar de Leiria, tendo sido iniciadas diligências no sentido de criar, no Parque Municipal de Exposições, um espaço de acolhimento temporário de apoio à população e aos profissionais de saúde.
Em vigor está já a linha MG Solidária, como o Diário de Leiria noticiou na última semana, cujo objectivo é dar resposta a cidadãos com doenças crónicas e cidadãos com mais de 70 anos em isolamento, que não possam deslocar-se à rua e que vivam em situação económica desfavorecida. O apoio, através do número 244 573 300 (opção 5), visa sobretudo a satisfação de necessidades básicas, como a aquisição de alimentos e medicamentos.
Os trabalhadores do município encontram-se também a trabalhar em regime de tele-trabalho, pelo que o contacto deverá ser feito através de telefone, WhatsApp ou correio electrónico. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu