Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Emigrantes aconselhados a não se deslocarem ao território nacional


Segunda, 23 de Março de 2020

Nas páginas oficiais dos município repetem-se os alertas destinados aos emigrantes, bem como aos naturais que trabalhem noutros pontos do país, para não visitarem familiares nos próximos tempos, sobretudo tendo em conta a aproximação da Páscoa e o facto de a mobilidade de pessoas entre diferentes regiões e países ser um dos focos de propagação do Covid-19.
As autarquias recordam que as autoridades de saúde determinaram a obrigatoriedade de quarentena e isolamente profilático, pelo período de 14 dias, a todos os cidadãos que regressam estes dias do estrangeiro para todo o território nacional, por via terrestre, aérea e marítima.
Os municípios recomendam que se mantenham em isolamento social, evitando contactos próximos com os seus familiares, amigos, vizinhos e comunidade em geral.
As autoridades aconselham as pessoas nesta situação a evitar contacto físico com outras pessoas, a dormir num quarto separado e isolado da restante família, a estar atento ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória e a medir a temperatura corporal duas vezes ao dia.
Recorde-se que no concelho de Sernancelhe já foi registado um caso positivo de coronavírus, precisamente a uma emigrante na Suíça, tendo o autarca local emitido uma declaração pública onde referiu que, apesar de estarmos “numa fase muito difícil”, seria obrigado a “denunciar quem não quer seguir as orientações das autoridades”.
“Lidamos com um inimigo invisível, implacável para com aqueles que de alguma forma têm o seu sistema imunitário debilitado. Lidamos com um inimigo dos afectos, dos abraços, da proximidade e da partilha, e por isso, os vossos pais, os vossos avós, necessitam mais do que nunca da vossa atuação responsável”. O texto é do município de Tarouca, mas nesta altura é transversal a todas as autarquias do distrito de Viseu.
Diversas câmaras estão também a proceder a trabalhos de desinfecção dos espaços públicos, como medida de prevenção, bem como ao encerramento dos cemitérios, que estão apenas abertos para realização de cerimónias fúnebres. O cancelamento das feiras semanais e quinzenais concelhias também foi prolongado até ao final de Abril.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu